Últimas notícias

Triconta, estar chegando ao fim e acende o alerta sobre o futuro das contas digitais no Brasil.

Triconta, estar chegando ao fim e acende o alerta sobre o futuro das contas digitais no Brasil.

Mais uma conta digital chega ao fim, dessa vez vamos falar da Triconta, conta digital do Tribanco. Acredito que não seja novidade para ninguém, pois ao longo dos anos, desde a ascensão das contas digitais, temos acompanhado a queda de muitas delas, e situações assim já se espera que aconteçam.

Muitas contas digitais que ao longo dos anos foram sendo criadas com o objetivo só de captar clientes que consumissem produtos, sem oferecer basicamente nada para seus usuários, foram criadas aos montes. Sabemos muito bem que o brasileiro gosta de crédito e, quando a conta não oferece ou, se oferece, dificulta a disponibilidade desses produtos, o interesse por essa conta digital é baixíssimo. É justamente isso que aconteceu com diversas outras contas digitais.

Notificação de encerramento.

Clientes da conta digital do banco Tribanco são informados por e-mail com a seguinte notícia: informamos que o Tribanco está encerrando o serviço de conta digital Triconta pessoa física, por isso sua conta foi programada para ser encerrada em 30 dias a partir do dia 10/11 de 2025. Mas não se preocupe, o cartão Tricard, seguros, consórcios e contratos permanecem ativos. 

É aquela velha história, fizeram a abertura de um monte de contas como se, no Brasil, as pessoas fossem loucas para ter uma conta digital. A verdade é que já temos muitas contas e grandes nomes como Nubank, Banco Inter, PicPay, C6 Bank e Mercado Pago. É muito difícil manter uma conta digital com pouco ou nenhum atrativo tendo esses nomes como concorrentes, isso sem falar de todos os outros que também pegam uma fatia desse mercado.

Muitos clientes fantasmas.

A verdade é que conta digital hoje só consegue algum cliente porque as instituições que as criam atrelam um cartão de crédito a elas. Aí muitas pessoas abrem a conta não pela conta, e sim pelo cartão de crédito, que pode ser aprovado ou não. Quando o cartão não é aprovado e o cliente não cancela a conta, a instituição fica com um cliente fantasma, cliente esse que passa a existir só no cadastro, deixando um custo de ter várias contas abertas sem nenhum uso para a instituição financeira.

A conta deveria ser independente do cartão.

Na minha opinião, a abertura de conta e a solicitação de cartão de crédito deveriam ser opcionais e independentes uma da outra, pois dessa forma se evitaria a abertura de contas e o envio de plástico com função débito para a casa de pessoas que não vão usar a conta e que só solicitaram porque esperavam ser aprovadas no cartão de crédito.

Quase sempre situações assim são agravadas pela rigidez nas análises de crédito da instituição. Com poucos aprovados, poucos vão usar essa conta, e mesmo entre os aprovados no cartão de crédito, muitos não usam a conta para nada, usam só o cartão e pagam a fatura.

OBS: 

O Tribanco ainda não se manifestou em suas redes sociais nem em seu site sobre essa suposta descontinuação da sua conta digital. Tudo o que sabemos até este momento são relatos de clientes reclamando em canais do YouTube e em sites de reclamações como o Reclame Aqui. Se você é cliente da conta digital, verifique seu e-mail ou SMS, pois a notificação pode ter passado despercebida. 

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe