Últimas notícias

Golpes usando Pix saiba como identificar e evitar fraudes


O BC lançou o Pix em 2020 e esta ferramenta rapidamente se tornou popular no Brasil em simultâneo, fraudadores passaram a se aproveitar da facilidade e rapidez do Pix originando os golpes usando Pix.

Segundo o BC, março de 2022 foi o mês com mais transações utilizando o Pix, totalizando 1,6 bilhão, a ferramenta também se tornou competitiva até entre meios mais antigos como o cartão de crédito e débito.

Cada vez mais cidadãos utilizando e se familiarizando com o Pix aumentam as chances de golpes usando o Pix, assim vamos conferir quais as fraudes mais comuns para você se proteger.

O que é o Pix

O Pix é uma ferramenta lançada pelo Banco Central em 2020 para facilitar transferências e pagamentos e dessa maneira essas movimentações financeiras são gratuitas.

Além do principal atrativo ser a gratuidade, o Pix também se destaca por ser um método instantâneo, sem limite de horário, pois o Pix funciona os 7 dias da semana e durante 24h.

Essa ferramenta de pagamento não tem um aplicativo próprio, ela está presente na maioria dos (apps) de instituições financeiras. E com isso você pode fazer o Pix do banco que preferir e para qualquer conta só sendo necessário a chave de destino.

As chaves do Pix são códigos para receber movimentações e você pode cadastrar o CPF, telefone, e-mail ou até pedir para criar uma chave aleatória única para aquela conta bancária.

Quais golpes usando o Pix

Com a popularização rápida do Pix no Brasil, os golpes utilizando essa ferramenta também se tornaram mais comuns e o método de transferência é instantâneo, ou seja, o fraudador recebe o dinheiro na mesma hora.

Esse instrumento às vezes facilita os golpes e então os golpista engana a vítima induzido elas ao erro e acaba transferindo o dinheiro por conta própria na maioria das fraudes com Pix.

1. ‘Bug’ do Pix
Esse golpe é conhecido como ‘Bug’ do Pix Isso porque a fraude começa por uma informação falsa falando que uma chave do Pix multiplica seu dinheiro.

Assim a vítima faz a transferência para a chave fraudulenta e espera pelo retorno do seu dinheiro, mas o dinheiro nunca volta e muito menos multiplicado por um problema no Pix.

2. WhatsApp clonado
Outra fraude que se aproveita dos benefícios do Pix é a clonagem de WhatsApp, aqui o golpista solicita um código para autenticar ou confirmar algum tipo de cadastro.

Trata-se de um código de confirmação do perfil do WhatsApp com os números enviados o fraudador consegue clonar sua conta do aplicativo e assim começar a pedir dinheiro para seus contatos.

Dessa forma, além de você perder seu perfil no (app) seu número será utilizado para fraudes e para solicitar Pix de outras pessoas. É possível criar outro perfil utilizando mesmo nome e foto, assim ele adiciona os contatos da vítima e alega ser um novo número e com isso passa a pedir dinheiro.

Este tipo de golpe já existia antes mesmo do Pix, mas por conta de ser instantâneo, gratuito e praticamente impossível de reaver o dinheiro facilitaram essas formas de fraude.

3. Central de atendimento falsa
Com a central de atendimento falsa, também é feito um golpe que já existia e que se aproveita das qualidades da ferramenta.

Os golpistas cria um perfil falso se passando por uma instituição financeira e entra em contato com a vítima, então ele pode solicitar tanto os dados bancários como enviar links maliciosos ou até mesmo induzir a vítima á criar uma chave Pix.

Nessa fraude, após simular a criação de uma chave Pix, o fraudador requisita uma transferência para testar a confirmação e assim ao enviar a vítima acaba perdendo seu dinheiro.

5. QR Code falso
O último golpe usando o Pix que veremos aqui é o uso do QR Code falso, além de outras facilidades o Pix também pode ser feito pelos QR Codes.

Atualmente eles são muito comuns em transmissões ao vivo para doações ou destinar seu dinheiro para alguém. Assim os golpistas se aproveitam para criarem novos envios substituindo apenas o código e dessa maneira as vítimas acabam enviando seu dinheiro para o destino errado.

Como descobrir se o Pix é falso

Caso você perceba que pode estar sendo vítima de um golpe, primeiro cheque todas as informações antes de transferir qualquer quantia.

Procure sempre conferir todas as informações do destinatário antes do envio e quando você fizer o processo de transferira traves do Pix no (aplicativo) deve informar o nome da instituição e parte do CPF da conta de destino.

Assim você evita mandar dinheiro para a pessoa errada no dia a dia e também se garante contra fraudes, principalmente as que utilizam o WhatsApp.

Uma dica para se proteger contra golpes usando o Pix é nunca enviar os seus dados bancários ou privados para ninguém. Se um perfil entrar em contato alegando ser seu banco, desconfie, e ligue para o gerente da sua instituição de outro aparelho ou vá até uma agência.

A última dica é que não é necessário enviar qualquer valor para confirmar sua chave Pix, o processo é sempre feito através do aplicativo oficial da sua instituição financeira e não por WhatsApp ou outro, app.

Qual chave é mais segura para o Pix?

O Pix é uma das ferramentas para pagamento e transferência mais utilizadas no Brasil, inclusive superando o cartão de crédito e débito em alguns momentos.

Para aproveitar todas as vantagens do Pix é necessário que você cadastre uma chave e com ela poderá utilizar para receber e fazer transferências para outra conta bancária.

Quais chaves posso usar como Pix?

Seu número de celular
O número do seu CPF
Seu email
Uma chave aleatória, gerada pelo banco

Sendo assim, atualmente á chave mais segura para seu Pix é a chave aleatória, apesar de ser a mais complicada de informar a outros ela acaba sendo a única porque você não divulga nenhuma informação pessoal.

Contudo, elas precisam ser exclusivas para cada conta em instituição financeira. Ou seja, se você já cadastrou seu CPF como uma chave, esse número não pode ser utilizado em outro banco.

Enfim, você gostou deste artigo?

Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.
Se gostou do conteudo compartilhe