Últimas notícias

Conheça as cidades que já vão poder fazer á emissão do novo RG.




Eu imagino que deva ter muita gente ansiosa para poder fazer a solicitação do seu novo RG por conta da unificação de vários documentos e isso é muito legal principalmente para nós mulheres que sempre quereremos levar o mundo na bolsa não é mesmo? Mas saiba que no momento são apenas 8 cidades já estão aptas a emitir o novo documento. E para saber quais são confira a matéria!

A primeira fase de emissão do novo RG será produzida a partir de 4 de agosto. Os documentos consistem em um novo formato para a velha carteira de identidade nacional será unificada com o Cadastro de Pessoas Física. A emissão dos novos RGs será gratuita, os órgãos credenciadores têm até 6 de março de 2023 para se adaptar às mudanças

Após a solicitação do cidadão, o órgão nacional de registro civil faz a validação da identidade por meio da plataforma Gov.br. Fazendo isso o cidadão vai poder acessar o novo RG em formato digital e também da maneira tradicional que é com os documentos físicos.

Com as novas alterações como fica o prazo de validade?

O prazo de renovação do RG é 10 anos, mas com as novas atualizações ficou da seguinte maneira. 5 anos para quem tem de 0 á 12 anos, 10 anos para quem tem de 12 á 60 anos, e a parti de 60 a validade é ilimitada.

A grande novidade é que a nova carteira também poderá ser usada como documento para viagem, tendo em vista que o código dos padrões internacionais será incluído. Pois o MRZ o mesmo já usado em passaportes.

Com a nova mudança o documento passará a ser bem mais seguro, dado as alterações relacionadas à segurança pessoal, permitindo até fazer a verificação eletrônica de autenticidade por meio de um código QR, mesmo sem internet. E a praticidade do novo registro continua sendo praticamente única para qualquer finalidade.

Para quem não sabe antes o cidadão poderia ter até 27 carteiras de identidade com diferentes números emitidas pelas unidades federativas, o que facilitava diversos atos fraudulentos e criminosos. Estamos caminhando para uma nova era de controle sério sobre o povo brasileiro e tranquilidade, segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, disse.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência Pública, Luiz E. Ramos, ressaltou que vamos acabar com a carteira de identidade de todos os estados, incluindo o Distrito Federal. Atualmente os estados possui a sua carteira de identidade própria. Mas isso vai acabar, agora será uma única.

Quais estados já estão fazendo a emissão?

Levando em consideração que alguns estados ainda estão em fase de adaptação para passar a emitir o novo RG, então apenas 8 estão liberados, que são:

Acre;

Goiás;

Paraná;

Pernambuco;

Minas Gerais;

Santa Catarina;

Distrito Federal;

Rio Grande do Sul.


Enfim, você gostou deste artigo?

Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira. 
Se gostou do conteudo compartilhe