Últimas notícias

Saiba como fazer a solicitação da aposentadoria especial do INSS.

Imagem mostra um senhor idoso sentado apoiado em uma bengala.

A aposentadoria especial ela é baseada no tipo de atividade que o cidadão realiza durante á sua jornada de trabalho. Ela é um direito dos segurados que desempenham algumas atividades que são consideradas pelo INSS como atividades de risco ou que podem ser prejudicial à saúde como agentes biológicos, vírus, mercúrio, agentes físicos, frio e calor forte e tantos outros. Com a reformação os segurados passaram á ter uma pontuação mínima para garantir essa aposentadoria de forma especial.

Essa aposentadoria especial é direito á segurado para os trabalhadores que exercem atividades que exigem constante exposição ao perigo. E as regras de transição se aplicam para as pessoas que trabalharam até novembro de 2019, mas que não possuem o tempo mínimo para pleitear os benefícios.

Confira logo abaixo como fica essa pontuação
86 pontos + 25 anos de atividade especial em situações de baixo risco.
76 pontos + 20 anos em uma ocupação de médio risco
66 pontos + 15 anos em uma atividade especial de alto risco, exemplo como mineração subterrânea

A somatória é uma junção da idade do empregado, tempo de pagamento e do tempo de atividade especial. As regras transitórias causadas pela reforma prejudicaram muitos segurados. E para várias pessoas, não é nada fácil obter uma pensão especial do INSS, então por essa razão é que alguns segurados recorrerem à Justiça para garantir os seus direitos. E para ajudar nesse processo os trabalhadores também podem contar com evidências de testemunhas, ou seja, colegas que digam em quê condições o evento aconteceu.

Dentre os documentos solicitados para pleitear este tipo de aposentadoria está incluso o Perfil Profissiográfico Previdenciário que é um documento que contém todos os dados que serve para a comprovação do direito a está aposentadoria especial.

Enfim, você gostou deste artigo?

Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.

Se gostou do conteudo compartilhe