Últimas notícias

O que é IGP-M e como ele funciona.

Imagem mostra um gráfico representando o IGP-M.


Mais você sabe o que é IGP-M e como ele funciona, ele foi iniciado no fim da década mais precisamente no ano de 1940. Foi criado para desenvolver a função de fazer indicativos de forma extensiva nos movimentos dos preços, abrangendo também diferentes etapas dos processos de produção. Serve para indicar no mês o nível de importantes atividades econômicas nos grandes campos do país.

Versão IGP
Existem Trés versões do IGP com recolha de preços ligada:

IGP-10 Preço calculado no dia 11 no mês anterior á 10 do mês de cobrança
IGP-DI, baseado nos preços de 01 á 30 dias.
O mais popular deles, o IGP-M calcula a variante do preço desde o dia 21 no mês anterior á 20 do mês de recebimento
Cálculo do IGP-M
Para o cálculo do IGP-M é considerado a variação do preço do patrimônio e dos serviços produzidos na agropecuária, industrial e em matérias-primas usadas na construção civil. É a inflação média aritmética ponderada de produtores (IPA), consumidores (IPC) e edifícios residenciais (INCC).

O índice de cada peso é correspondido pela proporção da despesa interna total calculada de acordo com as contas nacionais Os resultados são distribuídos da seguinte forma

IPA: 60%
IPC: 30%
INCC: 10%

Para que serve o IGP-M?
O IGP-M é a seção responsável para fazer os reajustes tarifários nos setores de telefonia e energia elétrica, sendo também referência no setor imobiliário nos reajustes dos contratos de locações.

O índice poderá ser referenciado em contratos público-privados em diversas áreas, e em alguns de seus componentes, também podendo ser utilizado como noção nos reajustes dos preços.

Enfim, você gostou deste artigo?

Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como TwitterInstagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira. 

Sem comentários

Muito obrigado por deixar sua opinião ela e muito importante.