Santander Free: ERRO GRAVE, e depois quer botar a culpa no banco!
Um assunto que causa um pouco de confusão na cabeça de muita gente a respeito dos cartões de crédito do Banco Santander, mais precisamente o cartão Santander free e sua conta free. Ambas as opções são livres de cobrança de anuidade e cesta de serviço. Agora entenda: existem alguns detalhes que muita gente, na hora de fazer a solicitação da conta free e do cartão Santander free, não analisa e acabam clicando e vindo uma conta totalmente diferente.
Quando você está fazendo abertura de conta no aplicativo, por padrão, você tem que parar e ler com calma. Ele vai te oferecer algumas opções de contas correntes, e nessas opções vão ter opções que vão cobrar cesta de serviço. Então, se você não escolher a conta free, que nesse caso é a última opção, porque no momento da escolha da conta não vem só uma conta para você escolher, vêm cinco opções para você escolher. E nessa, se você só sair clicando, continua, avança, continua, avança, sem ler o que o aplicativo está mostrando para você, depois você não pode reclamar dizendo: ah, o banco está mentindo, não tem nada de grátis. Tem grátis, sim, você quem não prestou atenção.
Escolha do cartão free.
Outro detalhe diz respeito à escolha do cartão. Quando você tem a opção de cartão de crédito aprovado, para você vai aparecer também a mesma coisa: opções de cartão de crédito. E a opção do cartão de crédito free cabe a você aceitar ou não. O porém da questão é que o cartão free é sem anuidade, porém, se você escolher opções como Elite, se você escolher Black, se você escolher Visa Infinite, essas opções cobram anuidade e só serão isentos se você atingir uma determinada meta de gastos mensais, que quase sempre são valores altos, ou se você fizer parte de alguma campanha de isenção.
Cobrança de seguro.
E ainda tem uma última opção que pode te cobrar um seguro. É, meu amigo, é isso mesmo. Por padrão, o banco Santander te oferece um seguro que, no momento da solicitação, já está ativado. Então, se você não desativar essa caixinha e clicar só em continuar, o seu cartão vai vir cobrando seguro. Aí você vai dizer: não, mas não é sem anuidade. O cartão é sem anuidade. O que está cobrando não é anuidade, é o seguro que você não desmarcou no momento da solicitação.
Não ler nada na solicitação.
Tem todos esses poréns no momento da solicitação de abertura de conta e do cartão de crédito, que muita gente que é precoce, que não para pra ler nem o cartão de crédito que tá pedindo, sai clicando: avanço, continua, avanço, continua, avanço, continua, sem ler literalmente nada. Parece que a única coisa que ele lê é o nome avanço ou continua que tem no botão. Todo o restante, pra ele, não importa. Se a conta tá cobrando uma cesta de serviço, se o cartão que está sendo oferecido é outro diferente do que ele queria, ele não vê. A taxa que está sendo cobrada no cartão diferente, ele não vê. O botão marcado que tá cobrando um seguro, ele não vê.
Se você não prestar atenção nisso, o que vai acontecer no final, se você só sair clicando e avançando, clicando e avançando? Você vai ter uma conta com cesta de serviço, dependendo da que você escolher, até de R$ 75,00. Vai ter um cartão que cobra anuidade e vai ter um seguro ativado. Tudo isso porque você não leu. Então, não é que o banco está mentindo. O banco está falando a verdade quando fala que tem um cartão sem anuidade e uma conta que não cobra cesta de serviço. Se está cobrando de você, é porque alguma coisa errada você fez no momento da solicitação da conta.
Se você tivesse prestado atenção, teria solicitado a cesta de serviço isenta, o cartão isento e desmarcado a opção de seguro. E esse conselho que eu dou aqui pra você prestar atenção no que você está contratando, no que você está solicitando, não vale só pro banco Santander. Vale pra todas as instituições financeiras, pra todos os bancos, fintechs, contas digitais, carteiras de pagamento, qualquer coisa que envolva crédito. Porque é do interesse de qualquer uma dessas empresas ganhar dinheiro com você. E no momento em que você está solicitando, eles podem embutir outros produtos, outros serviços que você, se não parar pra ler, vai pagar.
Cancelar é difícil.
E dependendo da empresa ou do banco, ou cartão, pra cancelar é complicado, porque não é do interesse da instituição financeira querer cancelar esses produtos. Uma vez que você já contratou, vai solicitar um cartão, vai solicitar abertura de conta, vai pedir uma linha de crédito, lê com calma todas as telas do aplicativo. Vê o que o banco está te falando em cada tela. Um: o que é que ele está me dizendo? Que vai me cobrar uma taxa tal, que a conta vai ser assim, que a conta vai ser assado, que vai ter um seguro se eu aceitar. Tem que parar pra ler.
Conclusão.
Tem gente que, na ânsia de dizer pro coleguinha que já solicitou, sai clicando: aceito, aceito, aceito, aceito, aceito. Não lê nada. Se tiver um termo ali vendendo a alma, o cara aceita. Então, gente, presta mais atenção, porque depois é difícil você colocar a culpa no banco quando o erro foi seu.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.