Mercado Pago: Quando devemos aceitar essas ofertas? O app sorri, mas a fatura chora!
Qual o momento ideal para se utilizar um empréstimo pessoal? A primeira dica é a seguinte: não pegue empréstimo pessoal por pegar, querendo fazer média com instituição financeira, por um simples motivo: você pode se endividar. Pois, se você pega um empréstimo pessoal para fazer coisas corriqueiras que você poderia fazer ou juntando dinheiro, simplesmente comprando com o seu cartão de crédito, você, além de estar perdendo dinheiro, porque você vai estar incidindo em uma taxa de juros bem mais superior do que aquela que você pagaria caso fizesse essa mesma compra no cartão de crédito, ainda corre risco de acontecer algum imprevisto nos próximos meses e você venha a se endividar.
Outra dica importante, e aqui eu falo não só para o Mercado Pago, mas para qualquer instituição financeira: só aceitar empréstimos pessoais em algumas situações. Se vai fazer um investimento no seu pequeno negócio, utilizar esse dinheiro como capital de giro para comprar mais equipamento ou comprar um estoque, ou simplesmente se você precisa desse dinheiro para quitar dívidas que você não consegue pagar de outra forma, ou simplesmente um imprevisto, uma emergência grande que surgiu na sua família ou você mesmo, aí, sim, vale bastante a pena.
Evite usar empréstimo.
Agora, pegar empréstimo pessoal só para fazer média com instituição financeira, não vejo sentido. Você quer fazer média com a instituição financeira que você é cliente? Em vez de pegar um empréstimo pessoal, movimente a sua conta, receba, envie Pix, pagamento de boletos, contrate algum seguro.
Cartão ou empréstimo?
Eu vejo assim: que empréstimo pessoal, diferente de um cartão de crédito, é algo para ser levado mais a sério, e não ser só verificado o limite de 10, 15, 20, 30 mil reais que a empresa liberou para você. Muitas pessoas só veem o limite que foi liberado e esquecem de verificar o quanto de juros ao mês, em cada parcela, vai ser cobrado desse cliente, o quanto de juros no total desse contrato você vai estar pagando para a instituição financeira. Vale a pena?
Às vezes, dependendo do contrato ou da empresa que você é cliente, você pega R$ 10.000,00 e chega a pagar mais que o dobro só de juros. E por que isso acontece? Porque, diferente do cartão de crédito, que você paga o mesmo juro por igual para todos os clientes do mesmo banco ou instituição financeira, no empréstimo pessoal isso não ocorre, porque eles fazem um cálculo de juros individual e diferente para cada cliente. O que significa que um pode ter uma taxa de juros baixa, outro pode ter uma taxa de juros média, outro pode ter uma taxa de juros elevada. Eles fazem isso porque levam em consideração o risco de crédito que você está oferecendo para a instituição financeira.
Fique atento às ofertas.
Avalie, preste atenção nas ofertas que ultimamente vêm sendo feitas. Quero deixar bem claro que, não só pelo Mercado Pago, mas pela maioria das instituições financeiras, tem se adotado essa linha de crédito como a sua principal, e muitas vezes deixando os cartões de crédito em segundo plano.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.