PIX por Aproximação: Qual a diferença para um cartão de crédito?
Nos últimos dias, muito tem se falado a respeito do PIX por aproximação, que o Banco Santander e o Banco Bradesco estão disponibilizando. Até mesmo a carteira digital do Google, o Google Pay, está disponibilizando também o PIX por aproximação.
Como funciona essa tecnologia?
Mas, afinal de contas, você sabe como funciona? Você sabe que tecnologia é essa? Na verdade, essa tecnologia não é bem uma exclusividade do PIX, pois ela já existe no seu cartão de crédito, que você utiliza no dia a dia. É a mesmíssima função.
Se você não sabe, o cartão de crédito utiliza o NFC para fazer seus pagamentos por aproximação. É a mesma tecnologia que o PIX está passando a adotar, com a diferença de que, no cartão de crédito, essa tecnologia já está embutida no próprio cartão e nas maquininhas que vão receber o pagamento.
Para você utilizar o PIX, o seu dispositivo, celular ou smartwatch, precisa ser compatível, ou seja, precisa ter o NFC embutido, tanto no celular quanto no smartwatch, para você conseguir fazer esses pagamentos por aproximação. Essas tecnologias de pagamento por aproximação, tanto no PIX quanto no cartão de crédito, dispensam a necessidade da digitação de senhas ou da informação da chave PIX.
Facilidade e rapidez.
No caso do cartão de crédito, dispensa a necessidade de você estar digitando a sua senha, dependendo do valor da compra que você está fazendo. No caso do PIX, dispensa a necessidade de você estar informando a sua chave, fazendo a leitura de códigos QR, digitando algum tipo de senha ou fazendo alguma autorização. Simplesmente aproximando e pagando.
Adoção do PIX por aproximação.
Acredito que, conforme o tempo passa, essa tecnologia vai sendo difundida amplamente, e os aparelhos, por mais básicos que sejam, vão sendo liberados gradativamente já com essa tecnologia embutida. Levando em consideração que o PIX tradicional já é utilizado por boa parte da população, em pouco tempo essa tecnologia de PIX por aproximação, utilizando o NFC, que já é amplamente utilizado nos cartões de crédito, vai ser adotada pelos dispositivos móveis, como smartwatches e celulares.
Quem não lembra do início desse pagamento por aproximação nos cartões de crédito? Começou assim: apenas algumas instituições financeiras disponibilizando em pouquíssimos cartões de crédito. Hoje em dia, virou padrão. Todos os cartões de crédito, de todas as instituições financeiras, sejam físicas ou digitais, já contam com essa tecnologia de pagamento por aproximação.
Então, eu vejo que, no futuro, todos os celulares que saírem, por mais básicos que sejam, vão contar com essa tecnologia para facilitar o pagamento e a utilização das pessoas em seu dia a dia.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.
Se gostou do conteudo compartilhe