Cartão de Crédito de Limite Garantido vs. Pré-Pago: Entenda as Diferenças Antes de Cair em uma Cilada!
Duas modalidades de cartão de crédito causam bastante confusão na mente das pessoas. Estou falando dos cartões de crédito de limite garantido e dos cartões de crédito pré-pagos, duas modalidades totalmente diferentes, mas que as pessoas, por desconhecimento ou por raiva de não ser aquilo que elas queriam, tendem a dizer que é a mesma coisa, quando, na verdade, não são. Ambas possuem propósitos totalmente opostos um do outro.
O funcionamento do cartão de limite garantido.
No caso do cartão de crédito de limite garantido, é um cartão de crédito que, independentemente da instituição financeira da qual você seja cliente, você precisa reservar ou investir um valor da sua escolha. E aquele valor que você reservou ou investiu se torna um limite equivalente, que é liberado como crédito para você. Com esse limite, você pode fazer compras tanto à vista como parceladas e, no final do mês, você terá uma fatura para pagar.
Entretanto, essa fatura deve ser paga à parte, ou seja, você não deve esperar que o pagamento desta fatura seja feito automaticamente com o valor que está reservado ou investido na instituição financeira. Mas por que isso? O cartão de crédito de limite garantido, o propósito dele é que você faça um investimento ou reserve um dinheiro para o banco ter como garantia. Não significa que aquele valor ficará lá restrito para o banco pagar a sua fatura.
Porque, se você comprar nesse cartão de crédito parcelado ou à vista e ficar esperando que o banco desconte do valor que você investiu, você perderá o limite automaticamente. O dinheiro que você investiu ou reservou não é do banco, continua sendo seu, fica reservado e rendendo alguma porcentagem do CDI. Simplesmente como garantia de que, em algum momento, caso você não consiga pagar a fatura, você tenha aquele valor lá disponível para ser debitado e pagar a mesma. É assim que funciona.
O funcionamento do cartão pré-pago.
Já no cartão de crédito pré-pago não é assim. Você coloca um determinado valor na conta do cartão pré-pago e faz a sua compra na modalidade crédito. Porém, diferente do limite garantido, que você pode comprar tanto à vista como parcelado, no pré-pago você não compra parcelado. No pré-pago, você só compra de uma única vez, e o valor é debitado automaticamente da conta naquele momento.
Ou seja, caso você não tenha saldo suficiente na conta, com o pré-pago você não conseguirá realizar a compra com ele. No cartão de crédito de limite garantido, o limite fica disponível para você fazer as suas compras à vista ou parceladas. Além disso, as compras que você faz não são debitadas do valor que você investiu ou reservou, é assim que funciona.
O motivo da confusão entre os cartões.
Mesmo assim, muitas pessoas tendem a dizer que é a mesma coisa, ou por desconhecer, ou simplesmente porque têm raiva dessa modalidade de cartão de crédito. Porque, quase sempre, essas pessoas gostariam de ter um cartão de crédito com limite padrão e não conseguiram. Hoje em dia, a maioria das instituições digitais tem essa modalidade, que aprova ela quando você não consegue ser aprovado no cartão de crédito com o limite concedido pelo mesmo.
Exemplos de instituições financeiras.
Exemplos disso são o Nubank, o Neon Pagamentos, o Banco Inter, o C6 Bank, o RecargaPay e até mesmo a Motorola, com o cartão Dimo. Todos eles funcionam da mesma maneira, somente com um diferencial entre um e outro, que, em alguns, você faz um investimento em CDB e, em outros, você faz uma reserva em um cofrinho. Mas, no fim das contas, o objetivo é sempre o mesmo.
O bloqueio do valor investido.
Outro detalhe importante é que, caso você tenha gastos no cartão de crédito de limite garantido e queira fazer o resgate do valor investido, você não consegue. Isso acontece porque o banco já leva em consideração que você está devendo para ele. Aí, ele bloqueia aquele valor para resgate. Você só poderá resgatar o dinheiro investido caso não tenha nenhuma compra pendente no cartão de crédito de limite garantido.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.
Se gostou do conteudo compartilhe