Últimas notícias

Você Sabe o Que Significa ISS?


ISS trata- se de um Imposto que é recolhido sobre os serviços feitos de quaisquer naturezas. Também é um imposto municipal, sendo assim, somente os municípios têm autoridade para instituí-lo. Ele incide sobre uma boa das atividades econômica, só quê com algumas exceções.

O que é ISS?

O ISS é um imposto municipal sobre a prestação de serviços e é pago de diversas formas por diversas empresas profissionais liberais e MEIs.

Saiba mais sobre esse tipo de imposto e como pagá-lo abaixo.

O que é ISSQN?

É o imposto que o município cobra das empresas ou de pessoas que prestam seus serviços de forma autônoma.

Ele difere do ICMS, e o valor que é cobrado através do ISS é repassado ao município onde o serviço será concluído.

ISS quem paga?

Enquanto a maioria das empresas está sujeita a esse imposto, algumas atividades estão isentas, como telecomunicações, transporte interestadual e intermunicipal.

Trabalhadores autônomos e diretores, sócios-gerentes e diretores-gerentes de diretorias e fundações societárias também estão isentos de ISS Por fim, não há incidência de imposto sobre valores mobiliários negociados em bolsa.

Quem é MEI precisa pagar ISS?

Sim, para quem é MEI e empresas que estão enquadradas no Simples Nacional, ISS e Cofins, CPP, CSLL, ICMS, IPI, IRPJ e PIS) todos os pagamentos são feitos através de uma mensalidade fixa nas diretrizes do DAS.

Qual é a alíquota do ISS?

As alíquotas de ISS variam conforme for o acordo com a cidade, mas costumam ficar entre 2% e 5% do valor do serviço prestado.

Por exemplo, digamos que uma empresa faz um serviço que custa R$ 5.000, nesse caso a alíquota é de 5% Neste caso, o ISS seria de R$ 250.

Lembrando que o ISS pode estar sujeito a retenção na fonte. Sendo assim, quem precisará pagar o imposto será o contratante do serviço.

Se a empresa em causa não souber que tem de pagar o imposto, poderá ver a retenção e o pagamento quando fizer a emissão da fatura. Quer ver quais são as taxas em sua cidade, consulte o Ministro da Fazenda.

Quais são as penalidades se você não pagar os impostos?

Nos casos de inadimplência, o município impõe multas e juros de mora por atraso, dado isso, quanto mais tempo o contribuinte estiver em estado anormal, maior será a dívida.

Enfim, você gostou deste artigo?

Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.
Se gostou do conteudo compartilhe