Últimas notícias

Você sabe o que é o INCC e para que serve?


Bom para quem ainda não sabe, o INCC é um índice amplamente utilizado por construtoras na tomada de decisão e planejamento.

Trata-se de um dos índices mais importantes do setor da construção civil e ajuda as empresas ligadas a esse setor a fazer um melhor planejamento para que sejam tomadas as melhores decisões e com total segurança.

Confira nessa matéria como ele é de fato e como realmente funciona esse índice.

O que é INCC?

O Índice Nacional de Custo da Construção, muito conhecido como INCC, é um índice derivado do ICC, criado em 1950 para acompanhar os custos no mercado de construção no Rio de Janeiro, que naquela época era até então a capital do Brasil.

O tempo passou, e como se expandiu ao longo do tempo acabou sendo substituído pelo INCC em 1985. Atualmente ele faz o acompanhamento da evolução dos preços dos materiais, serviços e mão de obra que são usados na construção residencial no Brasil com base em medições em sete capitais.

Ele faz parte do indicador Índice de Preços Universal, que mede os movimentos de preços das matérias-primas aos produtos finais. E também corresponde a 10% da composição do IGP.

Para que serve o INCC?

Por exemplo, o INCC é utilizado no cenário de financiamento de imóveis em construção. Além disso, esse indicador também pode ser utilizado para itens de cobrança parcelada para manter o poder de compra do valor acordado com o cliente.

Como funciona o índice?

É lançado de três formas diferentes, INCC-M, INCC-10 e INCC-DI

A diferença entre cada um deles é que o período de referência INCC-M (M significa mercado) é pesquisado entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência, desta forma responde por 10% do IGP-M

INCC-10 entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês de referência é de 10% do IGP-10

INCC-DI (DI significa Disponibilidade Interna) termina entre o primeiro e o último dia do mês de referência, que é 10% do IGP-DI Esses modos juntos fornecem uma estatística contínua, o INCC acumulado

Como fazer o cálculo do INCC?

O cálculo é feito por meio da média, aritmética dos dados coletados para as 7 capitais utilizadas na análise dos índices de Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e Brasília.

Nesse cálculo sempre é considerado o sistema de preços, que apresenta os valores baseando-se nos serviços, materiais, equipamentos, mão de obra e em um sistema de ponderação que leva em consideração diferenças de custo entre as cidades analisadas e o tamanho de seus mercados na construção civil.

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.
Se gostou do conteudo compartilhe