Últimas notícias

Você sabe o Que é Copom e como ele funciona?


Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, Copom trata-se do Comitê de Política Monetária fixa a taxa básica. Aqui você vai ficar sabendo um pouco mais sobre esse assunto, como o que é, como funciona e algumas coisas a mais. Fique até o fim e boa leitura.

O que é o Copom?

Copom é a sigla para Comitê de Política Monetária, trata-se de um órgão que foi constituído no âmbito do Banco Central no Brasil em 20/06/1996, por meio da circular n° 2.698, e ele possui as finalidades de estabelecer as diretrizes de política monetária e para fazer á definição das taxas básicas de juros a cada 45 dias.

As reuniões são realizadas oito vezes por ano, geralmente em dois dias consecutivos. Calendário de conferências do Copom é divulgado até junho do ano anterior.

Como são as reuniões do Copom?

Conferências do Copom seguem padrão em todo o país Integrantes da instituição participam de apresentações técnicas de funcionários do Banco Central que enfatizam a visão econômica brasileira e mundial, acompanhando a condição da liquidez e comportamento do mercado.

Uma reunião é então realizada onde os membros que precisam votar são decididos e todos os seus votos são divulgados ao público. A decisão final visa alinhar a inflação medida pelo IPCA com a meta definida pelo CMN.

A decisão é publicada no próprio dia por meio de boletim na internet e a ata do Copom é publicada no prazo máximo de quatro dias úteis após a conclusão da assembleia.

O que o Copom mais considera em sua decisão.

Para garantir que as decisões sejam consistentes com o cenário macroeconômico geral, os seguintes fatores são considerados

inflação

conta pública

situação externa

Atividade econômica

Como funciona a fase pós-reunião?

Uma vez definida a taxa Selic na ata do Copom, o BC passou a operar no mercado aberto para conseguir manter a taxa com o valor apróximado ao da reunião. O Banco Central faz á compra e depois vende os títulos públicos federais para continuar mantendo o mercado em constante movimentação.

Para que seja possível atingir os seus objetivos de política monetária, o Banco Central faz a publicação de um relatório trimestral de inflação que analisa a evolução e as próximas perspectivas econômicas mais atuais.

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.
Se gostou do conteudo compartilhe