Últimas notícias

Porque o CDI Vale Mais Que a Poupança? Saiba o Que é, E o Porquê!


Agora você vai entender porque as taxas de juros são calculadas com base nas operações de empréstimos entre os bancos e também porque ela vale mais o que á poupança.

O que é CDI?

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário e é um índice que define a taxa de retorno de vários tipos de investimento no mercado financeiro, ele pertence a todos os tipos de investimentos.

Conforme a regulamentação do banco central, os bancos têm que fechar o caixa todos os dias. Para isso, às vezes eles precisam emprestar uns aos outros. Portanto, o prazo interbancário do CDI significa que a operação entre os bancos.

Nem sempre é fácil acabar com uma nota positiva, porque, por exemplo, pode haver dias em que haja mais saques do que depósitos.

De qualquer forma, esta é uma das razões pelas quais o saldo final diário pode ser negativo. Mas o mais importante é você entender que a possibilidade existe e saber que para acabar com um número positivo você tem que emprestar com outros bancos às vezes

Como funciona?

Para garantir o recebimento dos juros dos empréstimos feitos a outros bancos e instituições financeiras, basta emitir um CDI (Certificado de Depósito).

Portanto, o CDI acaba por atuar como garantidor, ou seja, a instituição financeira que aceita o empréstimo pagará juros à instituição que fornece os recursos.

É os bancos pagam, sim, juros aos outros também. E é dessa maneira que o CDI acaba tendo seus ganhos, quanto aos bancos e as outras instituições financeiras todos ganham uns com os outros no mercado interbancário.

Qual é a taxa?

Para o CDI não há taxa de juros pré-determinada porque o volume de empréstimos de instituição financeira para outra instituição muda diariamente, então a taxa de juros do CDI é calculada no final do período, que é sempre diferente.

É a partir dessas taxas de juros diárias, quê é calculado a taxa de juros média mensal e a taxa de juros média anual. São usados ​​para orientar os investimentos.

As taxas de juros oscilam diariamente devido a empréstimos interbancários e economia do país é prejudicada por Selic, CDI rende 4,42% ao ano com base no ano passado.

Mas lembre-se de notar porque nem todos os investimentos geram 100% do CDI e de fato a maioria dos investimentos não

Como fazer o cálculo?

Para calcular o CDI, é necessário calcular a média das operações diárias entre os bancos. Obtenha as médias mensais e anuais de lá para você poder fazer o cálculo.

Lembrando as pessoas físicas não podem investir diretamente em CDIs, como o próprio nome já explicamos, trata-se de certificados de depósito interbancário.

São todas as instituições financeiras que realizam as transações de empréstimo e utilizam o CDI como base de cálculo dos investimentos pessoais.

As pessoas físicas podem, sim, fazer investimentos em CDBs, como certificados de depósito bancário. Nesse caso, o CDI é usado para calcular os benefícios do CDB. Então o DI Talvez você já tenha ouvido falar que investir em CDB (exemplo) renderá x% de DI.

Isso é o que o investimento que você vai fazer vai render um percentual do CDI, também conhecido como taxa DI e é o CDI que serve de base para calcular o quanto seu investimento vai render.

Existem outros tipos de investimentos que normalmente utilizam a taxa DI ou CDI para calcular o retorno financeiro do investidor. É o caso, por exemplo, de LCI (carta de crédito com garantia), LCA (carta de crédito agrícola) e LC (draft).

No geral, todos esses investimentos são baseados na taxa CDI, que, como dissemos, é calculada pelo banco central com base nas transações do dia a dia entre as instituições financeiras.

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.
Se gostou do conteudo compartilhe