Últimas notícias

Saiba o Que é PIX Caminhoneiro e Como Funcionará se For Aprovado.



Diante do aumento dos preços dos combustíveis e do aumento da inflação, foi sugerido a ideia do PIX Caminhoneiro na tentativa de diminuir os danos causados pela, a inflação nas categorias e na população em geral.

A Petrobras tem feito ajustes sucessivos e recentes nos preços dos combustíveis, sendo os aumentos da gasolina e do diesel os mais impactantes.

A adição desses itens atingi toda a cadeia produtiva (como o valor dos custos de frete), e até mesmo os empresários precisam se preparar para o impacto da alta dos preços.

Mas vale ressaltar que o PIX Caminhoneiro foi apenas uma sugestão nesse primeiro momento e que não há nenhum indício de que será realmente implementado.

Lembrando quê o termo PIX Caminhoneiro é mais voltado para a ideia de financiar rapidamente a categoria do que pela forma de pagamento. Em outras palavras, pagar via PIX seria uma forma mais rápida de repassar o dinheiro para os caminhoneiros porque o PIX é simples e instantâneo.

Como é esse Pix Caminhoneiro?

O PIX Caminhoneiro foi apenas uma ideia de auxílio, um vale para os caminhoneiros, visando uma possível redução em relação às perdas por sucessivos aumentos no combustível.

Desta forma espera-se controlar a inflação no restante da cadeia de combustíveis e produção, evitando que outras despesas também aumentem devido à adição desses itens.

Um exemplo bem simples é corriqueiro é agente ver que quando o custo do combustível sobe, também aumenta o preço das passagens de transporte intermunicipal e interestadual.

Aumenta também o custo de envio das mercadorias, aumentando assim o preço de todos os produtos que dependem desse envio, afetando o comércio on-line sem sombra de dúvida.

Como nada foi resolvido e o que se tem são apenas ideias no papel, então não ficou certo de qual é o valor exato do PIX Caminhoneiro, especula-se que a ideia seja pagar ao caminhoneiro 1.000 reais.

Não há nenhuma informação como os pagamentos funcionariam, se a quantia paga seria em parcela única ou parcelado por um determinado período. No caso do Auxílio Brasil o pagamento é feito pela, a Caixa Econômica já que se trata de um programa social do governo.

COMO FUNCIONA?

O PIX Caminhoneiro não está em funcionamento ainda porque se trata de uma ideia, mas se implementado irá funcionar como auxílio federal aos caminhoneiros para pagar os suprimentos dos veículos.

Se aceito será um programa social dedicado exclusivamente aos caminhoneiros autônomos que foram atingidos pelos altos preços da gasolina.

Quem pode usar o recurso?

A priori, as únicas pessoas que poderão utilizar o PIX Caminhoneiro serão os caminhoneiros, como o nome já diz.

Até o momento não há informações específicas, se o governo gostaria de ampliar a lista de beneficiários e incluir taxistas e motoristas de aplicativo. Mas o governo pode ou não manifestar esse interesse, pois também são categorias que foram afetadas pelo aumento dos preços dos combustíveis.

Quando passa a valer o uso do Pix Caminhoneiro?

Não está claro quando e se será usado o PIX Caminhoneiro, mas o uso deve ser especifico para à compra de combustível.

De qualquer forma, por enquanto, reduzir o impacto da inflação primeiro neste segmento e segundo na população em geral é apenas uma ideia do governo.

Posso usar o PIX Caminhoneiro?

Até o momento não será possível fazer o uso do PIX Caminhoneiro já que o programa não foi implementado oficialmente pelo governo. Por hora o objetivo é tentar reduzir o impacto dos altos preços dos combustíveis e trata-se apenas de uma ideia inicial.

PIX caminhoneiros é uma possibilidade no momento nada concreto então não gaste dinheiro sem motivo em relação á existência do programa, isso primeiro depende da proposta do governo federal ao Congresso e depois á Câmara e o Senado precisarão aprovar.

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como TwitterInstagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.
Se gostou do conteudo compartilhe