Últimas notícias

Cuidado para não fazer isso ou o bloqueio do seu CPF será inevitável.



Aqui vou falar de algumas coisas que você pode fazer para evitar que o seu CPF venha ser bloqueado e também te explicar quais são os principais motivos pelos quais os documentos são bloqueados e entenda o que significam as mensagens que aparecem durante a consulta.

Sem dúvidas, um dos documentos mais importantes para os brasileiros é o CPF, além do RG e carteira de trabalho com ele, podemos utilizar uma série de serviços, desde a abertura de uma simples conta bancária até como comprar ou vender um imóvel Por isso, é necessário prevenir a situação de congelamento do CPF.

Mas é bom lembrar que há algumas situações que fazem com que o seu CPF venha á ser bloqueado, o que não pode acontecer. Sem a documentação regularizada junto à Receita Federal, é como se o cidadão estivesse congelado sem poder fazer nada.

Para evitar possíveis situações constrangedoras ou desagradáveis, os atendentes da agência orientam para que as pessoas procurem prestar mais atenção em relação aos seus documentos e, assim, evitar maior estresse.

Aqui estão alguns exemplos que podem fazer o seu CPF ser bloqueado.

O cidadão receberá qualquer uma das seguintes mensagens sobre o documento ao acessar o CPF no site da Receita Federal

Regular: O contribuinte não tem pendências no seu cadastro;

Pendente de Regularização: Pode ser que o contribuinte não tenha apresentado nenhuma declaração de imposto de renda pessoal nos últimos cinco anos;

Suspensa: Suspensão significa que o registro pode estar incorreto ou incompleto;

Cancelada: Pode haver á possibilidade de existirem vários documentos;

Titular falecido: O titular falecido aparece quando o ano do falecimento do titular é incluído;

Nula: Aparece quando alguma fraude é detectada nos dados.

A Receita Federal tem uma lista de razões pelas quais o CPF pode ser bloqueado, veja quais!

Inadimplência

Óbito do titular

Não declarar o IR

Duplicidade do registro

Inconsistências nas informações

Se no seu caso você encontrou seu CPF bloqueado apenas por alguma inconsistente nas informações, saiba que através do site do orgão responsável é possível fazer a atualização cadastral do cidadão.

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.
Se gostou do conteudo compartilhe