Últimas notícias

CNH sem autoescola será que é possível?

Imagem mostra uma mulher fazendo os testes em um carro em uma autoescola.

Uma nova proposta de lei espera poder emitir a carteira nacional de habilitação sem precisar contratar o serviço da autoescola, tendo em vista que o valor para solicitar a primeira carteira de habilitação é muito caro, tem cidade que o valor chega á quase 3.000 reais, será este o fim da escola de condução?

Atualmente para conseguir uma CNH é preciso fazer matricula, exames e um curso prático. E o valor cobrado é pela necessidade de ter que ser obrigado á fazer todas essas etapas que é exigido por quem desejam dirigir.

Esperamos que os valores cobrados e todas essas etapas estejam com os dias contados já que há um projeto no Senado com um texto quê enfatiza justamente a mudança de um processo histórico mega ultrapassado.

Segundo a senadora Kátia Abreu (PDT-TO) ela já enviou para à Comissão de Direito Constitucional e Judiciário (CCJ) da Câmara o texto de um projeto que possa eliminar essa obrigatoriedade para brasileiros que querem obter sua primeira licença sem precisar frequentar cursos teóricos e práticos. Apenas as categorias A e B farão parte no início desse projeto, ou seja, motocicletas e carros de passeio.

Na proposta Kátia Abreu (PDT-TO) afirma que são as aulas teóricas e práticas que fazem com que a retirada da CNH fique tão cara para os cidadãos. Ela ainda completa que a partir do momento que todas essas etapas não forem mais uma obrigação, vai ser possível realizar o sonho de multa gente que infelizmente precisa da habilitação, mas que não tem condições nenhuma de pagar pela mesma.

A senadora também faz uma sugestão que parte do dinheiro arrecadado pelo pagamento de multas seja utilizado para contribuir com as pessoas menos favorecidas para que assim elas possam tirar a sua primeira CNH sem cobrança.

Atualmente o que precisa para tira á habilitação?

Inscrição para tirar habilitação;
Exame de direção veicular;
Prova de legislação (teórica);
Curso Teórico de Tecnologia;
Curso de Prática de Veículos;

Exames psicológicos (psicotécnico), e também de aptidão física e mental (médico).

Qual é a documentação exigida?

Para dá início ao processo para tirar a CNH, o interessado deverá ir até uma escola de condução com os seguintes documentos.

Original e fotocópia da identidade
Original e fotocópia do CPF
Original e fotocópia do comprovante de residência

Concluindo, o principal objetivo da proposta da senadora Kátia Abreu é ajudar quem quer conseguir a primeira CNH, mas sem a obrigação de fazer cursos teóricos e práticos para manter os custos baixos. Por outro lado, ela almeja transformar o processo da licença um pouco mais rigoroso.

É fato que não ser mais preciso fazer as aulas teóricas e práticas signifique que todo processo será mais simples e será feito de qualquer maneira, de jeito nenhum até porque o trânsito poderia ficar ainda mais perigoso. O ideal era que o Detran de cada estado crie novas regras que dificulte a prova.

Se o programa for aprovado, ele poderá legitimar a profissão de professor independente, pois ajudará aqueles que desejam ser licenciados, mas não podem contar com a ajuda de amigos ou parentes. Quem quiser se tornar professor independente deverá ser veiculado ao Detran, possuir no mínimo três habilitações e ter acima de 25 anos.

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira. 
Se gostou do conteudo compartilhe