Últimas notícias

Como funciona os pagamentos por NFC.

Imagem mostra uma mulher segurando uma maquina de cartão de crédito e outra pessoa faz o pagamento com um smartphone com NFC.

Já conhece os pagamentos aproximados? Em quase todo mundo já é uma febre. Ainda assim, algumas pessoas não sabem se é para inserir o cartão ou não. Nessa matéria, vou apresentá-lo a esta tecnologia.
Pague pelo método.

Pagamento sem a necessidade do contato físico é um método de pagamento que permite que os consumidores paguem simplesmente tocando ou segurando seu cartão perto de uma máquina sem precisar ter contato diretamente com uma pessoa.

Como funciona?

Resumindo é só aproximar seu cartão da máquina do lojista e ele já recebe os dados e todas as informações relacionadas ao pagamento via tecnologia NFC, a tecnologia pode ser usada com cartão de crédito, celular ou smartwatch. Aqui estão apenas 3 exemplos, mas existem muitas outras formas de operações com essa tecnologia. O Contactless não se limita a pagamentos, um exemplo são aquelas portas que só podem ser abertas estando perto do crachá, nesse sistema é usada á mesma tecnologia.

Ampliação.

A tecnologia NFC parece nova, mas não é, os primeiros telefones equipados com NFC foram introduzidos em 2010. Essa tecnologia foi desenvolvido no início do ano dois mil e é proveniente de uma tecnologia chamada RFID. No entanto, os pagamentos aproximados só se tornaram recorrentes no Brasil nos últimos dois anos. Devido à pandemia do Covid que foi um período muito marcado pelo distanciamento. Ter condições de efetuar pagamentos sem correr o risco de manusear maquinhas ou cédulas por medo da contaminação foi uma grande saída para a população. Desde então, pagar por aproximação passou a fazer parte das compras de muitos brasileiros, e muitos não deixou mais a tecnologia.

São seguros?

Uma dúvida muito comum sobre o pagamento aproximado é, se é ou não é um método seguro. no geral é sim um método de pagamentos seguro. Sem mencionar que também reduz as chances de você perder ou ser roubado quando se trata de quantia em espécie. Essa forma de pagar também dificulta a duplicação do cartão devido à criptografia criada durante a transação. Mas fique ciente que usar essa forma de pagamento não deixa você isenta de possíveis riscos. Em caso de perda ou roubo do seu cartão é necessário solicitar junto ao banco o bloqueio o mais rápido possível. A quantia autorizada pelo método do Contactless é de R$ 200 para compras sem o uso da senha.

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira. 
Se gostou do conteudo compartilhe