Últimas notícias

Open banking: como vai funcionar o compartilhamento de dados.


A operação de propostas de crédito, prevista para começar em março deste ano, vai ser uma das últimas fases do Open Banking que pretende chegar com muitas, funcionalidade, onde os clientes vai ter a liberdade de poder compartilhar seus dados com outros bancos que não o seu para manter uma conta, para que as pessoas possam fornecer seu histórico financeiro aos diferentes agentes do mercado e obter mais e melhores linhas de crédito como um empréstimo e financiamentos. A meta é deixar menor essa assimetria que consta no mercado devido a um grande volume de dados que partem dos grandes bancos do Brasil.
Como vai funcionar?
Veja como funciona: por exemplo, ao acessar o site de um varejista e comprar um “item” durável como uma geladeira ou uma TV, o usuário pode optar por fornecer dados de determinados lotes a diversas instituições financeiras para receber uma oferta de financiamento para aquele produto.

A detentora das informações precisará confirmar a autorização de compartilhamento usando a senha normalmente usada para autenticação. Com a anuência do cliente, a instituição receptora poderá realizar uma análise de risco de crédito com base nesses dados e, em seguida, fornecer financiamento caso julgue favorável à operação. O cliente pode escolher a opção que considerar mais vantajosa.

Para se cadastrar nos serviços financeiros prestados pelo sistema, não é necessário abrir conta na instituição que orienta o crédito. As operações podem ser realizadas na plataforma bancária com a qual o cliente já possui relacionamento e cobradas pelo sistema open banking.

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira. Se gostou do conteudo compartilhe