Últimas notícias

Começa quinta-feira 15 compartilhamento de dados entre instituições financeiras.


Os dados cadastrais e informações das transações bancárias serão divulgados a partir do dia 14 da próxima quinta-feira. Esta é a segunda fase do Open Banking, um sistema de banco central que permite o compartilhamento de dados entre instituições com o consentimento de pessoas físicas e jurídicas.

Ao Implementar gradualmente. Isso é para sentir o sistema, ver se há algo que precisa de atenção ou reparo e, em seguida, aumentar o zoom. Estamos testando esse grande canal de banco aberto e esperamos ver mais fluxos abertos apenas em setembro ", explicou Thiago Alvarez, membro do Comitê de Revisão do Sistema Bancário Central.

Será implementado em quatro ciclos, com cada ciclo tendo até duas semanas de duração. Entre 15 de julho e 1º de agosto, quando ocorre o primeiro ciclo, o sistema abrigará apenas 0,1% da base de clientes das instituições financeiras, e funcionará das 8h às 18h nos dias de semana.

Cobrirá 0,5% da base de clientes. Terceiro, foi acordado expandir para 1% da base e funcionar 24 horas por dia nas quintas e sextas-feiras. O último ciclo deve terminar em 24 de setembro, com previsão de extensão do contrato para 10% da base.

Pode acessar dados de clientes que permitem o compartilhamento por meio da integração de plataformas de instituições financeiras. A ideia é que empresas com informações sobre as condições do empréstimo e outras informações possam oferecer melhores taxas de juros para a portabilidade do crédito.

Ele pode escolher se deseja compartilhar seus dados, e o banco com o qual busca um relacionamento também pode decidir se deseja uma taxa de juros mais baixa. Spreads devem diminuir, mas todos os riscos e análises de crédito ainda ficam a critério das instituições financeiras.

Exceto pela prestação final dos serviços, nenhuma taxa será cobrada. Os dados serão compartilhados por meio de consentimento livre e expresso, onde o cliente indica que concorda em divulgar seus dados ou serviços por um período máximo de 12 meses.

No dia 1º de fevereiro, a primeira fase do Open Banking permitia apenas o compartilhamento de informações sobre canais de atendimento e disponibilidade de atendimento. Na próxima etapa, será possível compartilhar dados cadastrais e transações de contas.

Enfim, você gostou deste artigo? 

Portanto, Inscrva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como TwitterInstagram, e Telegram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.


Se gostou do conteudo compartilhe