Últimas notícias

Banco Inter: ferramenta do app pede comprovação de renda, será que facilita ou trava seu crédito?

Banco Inter: ferramenta do app pede comprovação de renda, será que facilita ou trava seu crédito?

Algo bem interessante sobre o motivo de o Banco Inter ser tão rigoroso na concessão de crédito é que isso explica muita coisa. Veja bem: algumas pessoas, ao longo da semana passada, comentaram aqui nos comentários que apareceu um campo pedindo comprovação de renda no Banco Inter.

No início, eu não acreditei. Disse que iria pesquisar a respeito e procurar alguém que tivesse essa opção disponível. E sim, eu encontrei. Existe a seguinte notificação:

“Aumente o seu limite por meio da ferramenta ‘Meu Crédito’. Agora você tem um caminho claro para aumentar o limite. Saiba como.”

O que é a ferramenta “Meu Crédito”?

Quando você clica, é claro que será redirecionado para a ferramenta “Meu Crédito”, disponível no aplicativo do Banco Inter. Para quem não sabe, essa ferramenta mostra o score de crédito interno que você tem no banco.

Na imagem enviada por um inscrito do canal, é possível ver que a pessoa tem uma pontuação de, 915 pontos, uma excelente pontuação. Logo abaixo, aparece a mensagem: “Melhore seu score e comprove sua renda.”

O peso da comprovação de renda.

Se o banco coloca como parâmetro a comprovação de renda para melhora do score — e o score é algo considerado na análise de crédito —, isso já explica a dificuldade que muitas pessoas têm para serem aprovadas em cartões de crédito do banco digital ou até mesmo para conseguirem aumento de limite nessa instituição. 

Veja bem: não está dizendo que quem não comprova renda não conseguirá ser aprovado ou não terá aumento de limite. O que estou dizendo é que, se o banco está pedindo, por meio da ferramenta “Meu Crédito”, que você comprove sua renda, e logo abaixo informa “Fazemos análises recorrentes com base no seu histórico de uso do cartão e pagamento da fatura”, então fica a questão:

Será que o Inter privilegia quem comprova renda?

  • Será que o Banco Inter privilegia, em suas análises de crédito, os clientes que têm renda comprovada?
  • Será que o cliente que não comprova renda — que não enviou nenhum tipo de comprovante — tem os mesmos privilégios na análise que aquele que comprovou?
  • Será que ambos têm o mesmo peso nessa análise de crédito?

Minha opinião.

Na minha opinião, não. Eu acredito que quem comprova a renda tem mais chances. Pensando pelo lado do banco, eu analisaria que o cliente que me mostra ter condições de pagar é o cliente que eu escolheria. Agora, se isso realmente acontece na prática, não sabemos. 

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe