Palmeiras Pay, Carmen Steffens, TOP e Pernambucanas: Você corre risco, e já passou da hora de abrir os olhos!
Uma notícia triste para você que possui os cartões de crédito que são emitidos pela financeira PEFISA, a mesma financeira que administra cartões de crédito como Carmen Steffens, TOP, Pernambucanas e Palmeiras Pay. Se você possui algum desses cartões de crédito, quem sabe você seja impactado por reduções e limites que muitas pessoas têm comentado nas redes sociais, canais do YouTube e até mesmo em sites como Reclame Aqui.
Inadimplência coletiva.
Pessoal, existem diversos fatores que podem levar uma instituição financeira como a PEFISA a reduzir o limite de diversas pessoas, e o primeiro deles é a inadimplência. Não estou dizendo para você que o motivo do seu cartão de crédito ter sido reduzido é porque você está devendo para ele, mas pode ser que um número significativo de clientes da instituição esteja devendo, e por esse motivo ela resolve reduzir meio que o limite de boa parte dessas pessoas, para que, se esse número continuar aumentando, eles não corram tanto risco. Não sei, estou cogitando que esse seja um dos motivos.
Cartões sem uso.
Outra coisa que pode impactar em reduções de limite é quando você tem cartões de crédito que você simplesmente pediu, mas não usa, pediu só por pedir, para dizer para o coleguinha que tem o cartão de crédito, e quase sempre cartão de crédito parado é sinônimo de cartão futuramente reduzido ou cancelado. Entenda, eu sei que você não é obrigado a nada, você não é obrigado a comprar no cartão de crédito, mas entenda que empresa de cartão, fintech, financeira, banco, não está nem aí para isso.
Exemplos de limite.↓
O banco quer lucro, ele quer que você utilize, e, a partir do momento que você não utiliza esse cartão de crédito, para ele não faz sentido manter esse dinheiro parado com um cliente que não usa. Para ele, é mais vantagem reduzir esse seu limite e dar para outro cliente. A instituição financeira vive disso: emprestar dinheiro. O cartão de crédito nada mais é do que uma das formas de se emprestar dinheiro, e, se você não utiliza, o banco está perdendo dinheiro com o limite parado que não é utilizado. Aí só tem dois caminhos: ou ele reduz o seu limite, ou, simplesmente, ele alega algum desinteresse comercial e cancela o seu cartão.
Dívidas em outros bancos.
Outro motivo é se você tem dívidas em outras instituições financeiras, em outros parceiros dessa empresa, e, em análise de crédito, que todo o cartão de crédito costuma fazer para detectar se precisa aumentar ou não o limite desses clientes, eles podem descobrir que você está negativado em alguma empresa parceira ou na própria empresa. E aí eles vão reduzir fatalmente o seu limite, mesmo que você seja um cliente que sempre pagou a fatura desse cartão de crédito em dia.
Não importa se você paga a fatura do cartão de crédito em dia, se você estiver se negativando com outro. Exemplo bem claro disso são bancos como Banco do Brasil: você pode pagar sua vida inteira, é comum você encontrar pessoas que tiveram o limite reduzido ou cartão cancelado só porque você estava devendo em outro lugar, mesmo você pagando em dia. Então essas coisas podem acontecer.
Culpa da empresa?
E claro que quem passa por essas reduções de limite sempre tem um pouquinho de tendência a jogar a culpa 100% na empresa, mas existem muitos motivos por trás disso.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.