Nubank: bloqueios inesperados deixam clientes sem acesso ao dinheiro, o que fazer?
Uma situação chata que está acontecendo com alguns clientes do Nubank, muitas desses clientes têm relatado, por meio das redes sociais, sites de reclamações como Reclame Aqui e até mesmo os canais do YouTube, a respeito do bloqueio inesperado tanto da conta PJ como conta pessoa física. Alguns desses clientes relatam que não foram comunicados pela instituição.
Verificar o e-mail cadastrado.
Pessoal, é o seguinte: para o quesito não ser comunicado pela instituição, eu recomendo que você verifique o e-mail que você cadastrou no Nubank no momento que você fez a solicitação de abertura de conta, pois é geralmente por esse e-mail que você é comunicado a respeito das decisões que a instituição financeira está tomando. Muitas vezes, você troca de celular e termina por não receber mais comunicações daqueles bancos que você era cliente. Esse pode ser um dos motivos. Não estou descartando a possibilidade da instituição financeira não ter comunicado a respeito desse bloqueio. De toda forma, é bom sempre você verificar essas possibilidades.
Nunca confie 100% em uma conta.
Outro detalhe bastante importante é que você nunca deve confiar 100% em nenhuma instituição financeira, digital ou física. Você sempre deve ter duas ou até mesmo três opções de instituições financeiras, pois em situações como essa, que você teve a sua conta bloqueada e você tem todo o seu dinheiro somente nessa conta, você termina ficando refém da instituição que bloqueou sua conta e ficando por vários dias ou meses até resolver essa pendência. E para isso não tem muito que você possa fazer, a não ser reclamar, entrar com alguma ação contra a instituição financeira, pois infelizmente situações de reduções ou de bloqueios de contas já estão previstas no contrato, você achando isso certo ou não, que ela se resguarda no direito de bloquear, de reduzir, de aumentar a qualquer momento, desde que ela te notifique.
Provar a falta de notificação.
E o problema está justamente aí: você diz que a empresa não notificou, a empresa provavelmente vai dizer que notificou. E como que o cliente prova o contrário? É difícil você provar esse tipo de coisa, porque fica a sua palavra contra a da instituição financeira. O máximo que você pode fazer é reclamações no Reclame Aqui, consumidor.gov, Procon e até mesmo Banco Central. Se você não concorda com o que a instituição financeira fez, você também deve, tem obrigação de, entrar em contato com a empresa que fez isso com você, para que ela esclareça quais foram os motivos que levou esse bloqueio de conta e reter o saldo que você tem na mesma.
Alternativas em caso de bloqueio.
Sendo assim, você deve informar. Geralmente elas pedem para que você informe outra conta sua da mesma titularidade para que eles possam fazer a transferência desse valor que ficou retido na conta que eles acabaram de bloquear. São esses os caminhos que você deve percorrer nesses casos de contas bloqueadas. E aqui fica, mais uma vez, o alerta: tenha uma, duas, três contas e nunca deixe todo o seu saldo em uma única, pois isso pode acontecer não só com o Nubank, que é uma instituição digital, mas também pode acontecer em 100% delas, inclusive em bancos físicos.
Aviso:
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