Seu Limite Foi Reduzido? O Problema Pode Ser Você (Mesmo Pagando Certinho).
Análise contínua.
Muitas pessoas pedem cartão de crédito achando que a análise de crédito que o banco faz é somente aquela que foi feita no momento que ela solicitou, quando, na verdade, não é. Você passa por análise de crédito no momento que solicita um cartão de crédito ou qualquer outra linha de crédito, como empréstimo pessoal ou financiamento, algo do tipo, mas permanece sendo avaliado constantemente, mês a mês, trimestre a trimestre, período a período, pelo banco que você é cliente.
O motivo da reavaliação.
E por que que o banco faz isso? Ele faz essas análises no perfil de todos os clientes que possuem linhas de crédito de forma interna, no intuito de saber se o seu perfil de cliente permanece o mesmo do momento que você foi aprovado. E, a partir do momento que eles detectam que o seu perfil alterou, para mais ou para menos, aí que eles decidem se seu aumento de limite vai ser concedido ou se o seu limite vai ser reduzido.
Risco de crédito.
Outro fator que é determinante é que, nessas análises, eles também conseguem informações suficientes para detectar se você está com alto risco de crédito, que é quando você tem mais crédito do que a sua renda conseguiria pagar caso você consumisse todos esses créditos. E eles tomam a decisão se vale a pena ainda manter esse cliente ou não. Por esse motivo que você vai ver canais, até mesmo aqui no canal (Digital Bank Cartões e Contas), vídeos falando a respeito de reduções de limite em massa de clientes que supostamente pagavam a fatura do cartão de crédito em dia, ou simplesmente cancelamento do cartão de crédito dessas pessoas, mesmo ela pagando em dia.
Pagamentos em dia não garantem nada.
E por que que o banco cancela o cartão ou reduz o cartão desse cliente que estava pagando em dia? Veja bem: você estava pagando em dia, porém o seu risco de crédito estava alto. Por quê? Porque, mesmo você pagando em dia, isso não reduz o seu risco de crédito, porque você tem crédito nesse banco e tem crédito em tantos outros, e permanece pedindo novos cartões de crédito na praça. Para o banco, não importa se você está pagando em dia o cartão de crédito dele hoje. Para o banco, você é uma ameaça para ele.
O que é recomendável?
Então, qual que é o recomendável? É você ter o menor número possível de cartões de crédito, porque, dessa forma, não só você mantém o controle das suas finanças, evita se endividar, reduz o seu risco de crédito, fideliza melhor você como cliente naquela determinada instituição financeira, e, assim, o banco consegue te avaliar melhor. Até porque, se você parar para observar, essas pessoas que pedem um cartão atrás do outro sempre estão sofrendo com esses problemas de reduções de limite, sempre estão sofrendo com problemas de cancelamento de cartões de crédito.
E isso é bem simples: é porque a renda dessas pessoas não acompanha a quantidade de crédito que ela toma na praça. Em algum momento, algum cartão de crédito chega à conclusão: “Chegou no meu limite de risco, não quero correr mais risco.” Vai lá e cancela. Não importa as faturas que você pagou em dia.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.