Últimas notícias

Open Banking, a inovação que dará mais autonomia ao consumidor em suas finanças.


O Banco Central do Brasil anunciou que a segunda fase do Open Banking entrará em vigor em 13 de agosto. Com o Open Banking, o consumidor pode escolher compartilhar seus dados bancários com as instituições financeiras participantes e tem a possibilidade de escolher serviços financeiros mais compatíveis com o seu perfil e condições comerciais mais competitivas.
Como funciona o sistema financeiro hoje?

Sem saber do histórico do cliente em outras instituições, os bancos muitas vezes perdem a oportunidade de oferecer condições mais atraentes e compatíveis com as necessidades do cliente.

O que muda com o Open Banking?

Com a autorização de cada cliente, as instituições vão se conectar diretamente às plataformas de outras instituições participantes e irão acessar exatamente os dados autorizados pelos clientes. Com o Open Banking, o usuário pode ter acesso a produtos de diferentes empresas.

Quais são as vantagens do Open Banking?

Entre os ganhos que o Open Banking espera trazer para o sistema financeiro estão a promoção da inovação, o fomento de uma competição saudável entre as instituições e a melhora de experiência do consumidor no uso de produtos e serviços financeiros. Além, também, do surgimento de novos modelos de negócio que podem favorecer a inclusão e educação financeiras da população com o desenvolvimento de serviços melhores e mais baratos. Com o Open Banking, o cliente pode escolher compartilhar seus dados com outras instituições financeiras para que, assim, possam oferecer serviços para ele, em um modelo que estimula a melhoria constante de produtos, serviços e condições comerciais. Além disso, quem contratar serviços em diferentes instituições poderá consultar todas as suas informações em um único local.

Como usar o Open Banking?

O Open Banking está previsto para começar a operar plenamente no Brasil em setembro de 2022. A partir de agosto, consumidores interessados em usar o Open Banking podem solicitar que as instituições financeiras com as quais possuem vínculo compartilhem seus dados cadastrais, informações sobre transações em suas contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados. 

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira. 
Se gostou do conteudo compartilhe