Últimas notícias

Você Sabe o Que é o tesouro Nacional? Entenda!



Para quem não sabe o Tesouro Nacional é o responsável em manter o equilíbrio da conta pública, é controlando pelas receitas e despesas públicas.

No mundo dos diversos investimentos, um dos investimentos mais populares é o investimento em títulos do governo federal por meio do Programa Tesouro Direto, independentemente da formação ou experiência. E o programa é administrado pelo Tesouro Nacional.

Aqui vou te falar um pouco mais sobre o Tesouro Nacional e qual é a sua importância na economia brasileira.

O que é o Tesouro Nacional?

Assim como uma empresa, um país precisa cuidar de suas despesas como segurança, saúde, educação, salários, dívidas, aplicação de políticas públicas e inúmeras outras despesas que precisam ser gerenciadas com cuidado.

Quem fica responsável aqui No Brasil por essa administração é a Secretaria da Fazenda Nacional e tem como meta administrar os recursos públicos de forma á julgar melhor possível.

Todos esses recursos são arrecadados através dos impostos, lucros de empresas estatais e títulos públicos. Normalmente o tesouro nacional será visto como uma espécie de caixa do governo federal.

O que é Tesouro Transparente?

O Tesouro Transparente é o portal online do Tesouro estadual que oferece acesso a temas como estatísticas e planejamento fiscal, execução orçamentária e fiscal, contabilidade e custos, patrimônio da união, dívida pública federal e dados estaduais e municipais.

Posso investir no Tesouro?

Não é possível investir diretamente no tesouro nacional, mas se você está interessado em investir é mais prático investir em títulos públicos como pessoa física através do Tesouro Direto. Trata-se de um programa que foi desenvolvido pelo Tesouro Nacional e conta com parceirada á bolsa de valores. O programa surgiu em 2022 com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, ao permitir aplicações com valores mais acessíveis para o cidadão.

Ao comprar um Título Selic Prefixo do Tesouro (IPCA+ ou IPCA+ Taxa Semestral) com taxa semestral, você está emprestando seu dinheiro para o governo, que poderá fazer, uso do dinheiro para pagar as despesas administradas pelo Tesouro Nacional e você acaba recendo o valor que foi investido com juros e acréscimos.

Esse investimento é popular por ser uma alternativa de renda fixa com baixo investimento inicial Pode aplicar em títulos públicos até R$ 30 aplicação. Agora são muitas as opções, o Tesouro Direto oferece alternativas com diferentes vencimentos e índices.

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.
Se gostou do conteudo compartilhe