Últimas notícias

Qual a melhor alternativa comprar ou alugar seu imóvel?

Imagem mostra duas mãos sedo que uma delas está segurando algumas chaves.

Conseguir á casa própria é sem sombra de dúvida um dos maiores sonho de milhares de brasileiros. É claro que para isso não existe uma fórmula mágica, há não ser ter um bom planejamento e trabalhar muito para conseguir chegar a esse objetivo, por isso varias pessoas perguntam o que vale mais a pena comprar ou alugar?

Prós e contras de comprar um imóvel

Aqueles que procuram comprar um imóvel geralmente citam outros motivos além de apenas quererem ter sua própria casa.

A primeira coisa que influencia muito na vontade de comprar um imóvel é com certeza a possibilidade de sair do aluguel e poder investir em algo que é seu, sem contar com a possibilidade de poder reformar, decorar e deixar do jeito que você sempre quis. Também pode ficar despreocupado já que não terá que se preocupar em relação ao final de contrato de aluguel.

Por outro lado, essa liberdade exige cautela, pois o financiamento imobiliário é um compromisso á longo prazo que pode se transformar em anos ou até décadas de dívidas.

Para quem está no início de carreira ou de formar família, deve lembrar que pode aparecer a vontade de mudar do imóvel ou a necessidade de fazer uma redução nas despesas. Caso deseje vender o imóvel não será nada fácil principalmente se não tiver pago completamente.

Os prós e contras do aluguel

O aluguel tem lá os seus benefícios já que você não terá que se preocupar com preços e nem terá empecilhos na hora que resolver se mudar. Então é mais prático flexível.

Outra vantagem é a grande variedade que encontramos na hora de alugar um imóvel. Pois, com diversas opções não será difícil de encontrar um local bem localizado e com qualidade por um preço que cabe no seu bolso. Assim será mais em conta pagar um aluguel comparado a um financiamento.

Mas é claro que também existem as desvantagens: A maioria dos aluguéis hoje em dia é por contrato então caso o inquilino queira mudar-se imediatamente, é obrigado a pagar a multa rescisória do contrato.​​​ Lembrando que também existe á questão do reajuste no valor do aluguel que pode ficar um pouco mais caro e não caber mais no seu bolso e acabar te obrigado a ter que fazer uma nova mudança.

Quanto custa alugar?

Pense nessa possibilidade como um projeto que têm um prazo estipulado em contrato. Usaremos o prazo de 5 anos. Assim você já fica sabendo quanto vai ter em caixa após os 5 anos?

Quanto custa alugar uma casa?

O aluguel é comum começar com um valor mensal e quê é revisto pelo índice IGP-M que faz a medição das variações de preços anualmente, no caso o valor pago é revisado pelo IGP-M 12 meses até haja novas correções.

O valor do fluxo de aluguel é ajustado pelo IGP-M, o resultado do custo de aluguel de uma casa para se morar por 5 anos gera enormes somas.

Quanto custa comprar uma casa?

Mesmo á das pessoas que fazem á compra de um imóvel não pretendam morar nele apenas por 5 anos, continuaremos a usar esse período para que as comparações entre os dois projetos façam sentido financeiro.

O fluxo de caixa representado é de uma entrada tipicamente de 20 porcento do valor do imóvel, seguido do financiamento contínuo em parcelas mensais que normalmente duram vários anos. No final do prazo, caso á propriedade é vendida e os fundos são reembolsados.

Faz uma soma de tudo, entrada, parcelas e quitação, mais as vendas positivas, cria-se um novo fluxo de caixa negativo. O resultado por sua vez, é o custo de compra de uma casa, que pode e deve ser comparado ao custo de aluguel de uma casa.

Tem pessoas que ficam um pouco confusas sobre como saber o valor de um imóvel no final do período. No geral, para ser conservador, por exemplo, a correção do valor do imóvel é substituindo a inflação pelo IPCA.

Por fim, e mais importante, reflita sobre seus objetivos e aspirações para ver se comprar ou alugar é mais adequado.

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira. 
Se gostou do conteudo compartilhe