Últimas notícias

O que é Juros de Compensação?

O que é Juros de Compensação?

Para quem não conhece o que é juros de compensação, saiba quê são os juros compensatórios cobrados em um negócio relacionado á empréstimo, tipo uma como uma compensação pelo valor emprestado.

É importante entender como funcionam os fatores que impulsionam o crescimento da dívida, de acordo com o Estudos Nacional de Dívida e Inadimplência de Consumidor da Federação Nacional de Empresas de Serviços e Turismo (CNC). Já que atualmente o país se encontra com mais de 70% das famílias endividadas.

Veja abaixo mais informações sobre juros pagos e como evitá-los.

O que é Juros de Compensação?

Os juros compensatórios, quê também é muito conhecido como juros compensatórios, são os juros pagos sobre a quantia do empréstimo, que têm por efeito remunerar o banco que realiza a operação de crédito.

Esses juros são determinados no momento da assinatura do empréstimo, sendo que no contrato referente ao negócio de crédito onde é determinada a taxa de juros a ser cobrada e fica a critério da aceitação do cliente.

Como definir

O valor em relação aos juros possui uma variação e o banco central é quem publica periodicamente uma taxa média como diretriz para o valor que as financeiras devem seguir.

Os juros pagos são considerados abusivos se o contrato de empréstimo tiver uma taxa acima da média, caracterizando-o uma forma de exceção à lei da usura, que torna abusiva qualquer taxa de juros acima de 12%.

Compensação de juros e mora são uma coisa só?

Existe uma diferença entre os dois, já que os juros de moratória, também conhecidos como juros de mora, é uma quantia cobrada por inadimplência em uma parcela.

Com isso em mente, é preciso ter um certo cuidado na hora de solicitar um empréstimo, caso as parcelas sejam pagas com atraso, podem ocorrer acumulo de juros remuneratórios e moratórios. O melhor é procurar fazer uma reserva financeira e deixar os empréstimos apenas para situações de extrema emergência.

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.
Se gostou do conteudo compartilhe