Últimas notícias

Banco Central congela dinheiro e impedi saques com reais digitais?


Você já deve saber que o dinheiro digital em um futuro próximo vai passar á fazer parte do nosso dia-a-dia. Pois, é até lá muita coisa precisa ser feita. Aqui você vai ficar sabendo um pouco mais sobre essa versão digital e do seu desenvolvimento contínuo do banco central. Também vai ficar sabendo dos limites de retirada que devem encerrar as corridas bancárias.

O Banco Central continua no processo de desenvolvimento do projeto de realidade digital, para quem não sabe de quê se trata eu estou falando da nova versão do dinheiro que em um futuro próximo poderá ser digital. Essa ideia do real digital já está em debate desde o ano de 2015. E a primeira fase de testes acontecerá no próximo ano. No entanto, a agência pode já ter controle total dos fundos da moeda virtual sobre a população.

Segundo o coordenador do real digital Fábio Araújo revelou que além de atrasar ou congelar o resgate de fundos, o banco vai poder colocar travas nos saques para que possa ser controlada á corrida aos bancos nesse primeiro momento.

Qual é a medida que pode impedir a retirada do real digital?

As propostas dizem que haverá á necessidade de agendar antes ou propor limites diários para poder fazer os depósitos bancários para efetuar á mudança para o real digital. Basicamente, o objetivo é usar o mesmo mecanismo que já é utilizado hoje e limitar os saques em espécie nos balcões bancários e nos terminais de autoatendimento.

Outra forma que está em análise é o uso dos chamados “circuit breaker”, que interrompem as transações de saque em instituições específicas que estão tendo uma grande onda de saques.

O Bank for International Settlements detalha essas diretrizes de retirada. Mostra também que a moeda digital BC apresenta benefícios financeiros em relação a outras moedas eletrônicas bancárias por não apresentar risco de crédito ou operacional.

Em tese, torna-se possível porque, o Banco Central nunca ficará em falta com á sua moeda digital. Por qual motivo? A instituição tem o monopólio da liberdade de produção, enquanto o banco corre risco de abrir falência.

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.  
Se gostou do conteudo compartilhe