Últimas notícias

Inflação: Saiba como atua no nosso dia-a-dia.

Imagem de fundo claro sobre uma mesa um saquinho de pano cheio de moeda com algumas moedas espalhadas sobre a mesa e uma calculadora e sobre o saquinho uma mão apontando uma lupa.


Saiba como atua a inflação no nosso dia-a-dia. Ela acontece quando em média os preços das coisas aumenta. Se o produto ficar mais caro, você precisará de um pouco mais de dindin para comprar o mesmo item. E quem indica isso é a IPCA, através da perda do poder aquisitivo dos fundos.

Embora pense no que aconteceu la atrás, da mesma forma isso afeta o crescimento exagerado no futuro. Isso acontece devido o índice utilizado para diversos contratos de prestação de serviços como um fator de reequilíbrio.

Se teve um aumento excessivo no último mês, essa mudança pode ser repassada para sua cesta básica, luz, água, telefone, internet, etc a varinha mágica que o Banco Central usa para controlar o crescimento excessivo da taxa básica é a Selic.

Caso o IPCA venha subir demais, o BC também vai aumentar os juros para frear o consumo e tentar baixar os preços.

Aí você se pergunta, e como fica o meu investimento? O cálculo do retorno de investimentos em renda fixa - por exemplo, CDB e títulos públicos negociados via tesouro. Sendo assim, quanto mais as taxas de juros subirem, mais elas geram renda.

As empresas e sindicatos na negociação coletiva e de aumentos salariais usam o IPCA. Ele sempre é considerado para determinar o percentual de revisão salarial para o próximo ano. Lembrando que a métrica usada para o salário mínimo é outra, chama-se INPC.
Enfim, você gostou deste artigo?

Enfim, você gostou deste artigo?

Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como TwitterInstagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira. 

Se gostou do conteudo compartilhe