Últimas notícias

Portabilidade Pix: o que é e como fazer fácil?


Portar Pix é mais fácil do que você imagina. Com apenas alguns cliques, você pode fazer uma solicitação e alterar a chave Pix de outra instituição. Dessa forma, você pode controlar em qual conta receberá os fundos e simplificar seu planejamento financeiro. Portabilidade é quando você quer mudar um serviço ou produto de uma instituição para outra. Uma das vantagens de poder fazer a portabilidade é a possibilidade de analisar os serviços prestados por cada instituição e decidir qual é o mais vantajoso para a utilização daquele serviço - mesmo que você já tenha cadastrado ou assinado algum tipo de contrato.

Dessa forma, a portabilidade da chave Pix é quando você deseja alterar a conta de destino da sua chave Pix. Suponha que você cadastre seu CPF como Pix na instituição X, mas veja que se você receber dinheiro na instituição Y, você tem mais vantagens, basta deixar a portabilidade da chave Pix ser gratuita, seus direitos como cliente. Você pode escolher qual chave Pix registrar e com, qual instituição. Dessa forma, você pode controlar onde recebe o pagamento e registrar diferentes chaves Pix com diferentes instituições de acordo com suas preferências.

Fazer a portabilidade Pix para o Inter é bem simples, olha só:
Acesse o Super App do Inter e clique na aba “Pix”;
Vá para "Portabilidade de chave";
Escolha qual chave Pix você quer trazer para o Inter;
Informe o código que enviamos para verificar a operação e confirme a solicitação;
Agora, acesse o app da instituição que possui essa chave Pix cadastrada e clique para aceitar a portabilidade.
Lembre-se, você tem até 7 dias corridos para confirmar a portabilidade de sua chave Pix. Se você não aceitar, a operação será cancelada e a chave Pix permanecerá na instituição onde você se cadastrou no Pix. Esta é uma forma de manter sua conta segura e evitar que a conta de destino da sua chave Pix seja alterada sem seu acordado, ou se você fez uma solicitação de portabilidade por engano.

Depois de fazer uma solicitação de portabilidade da chave Pix e confirmar com outras instituições, o banco central pode levar até 7 dias corridos para concluir o processo. Ou seja, você tem esse tempo para decidir se confirma ou não a portabilidade. Após isso, a solicitação será cancelada. Após fazer uma nova confirmação, outras instituições não terão mais o cadastro e o destino da sua chave Pix.

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira. Se gostou do conteudo compartilhe