Últimas notícias

O que é a DASN SIMEI Veja como declará-la Fácil.


O que é o DASN SIMEI?

DASN SIMEI é a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual sua finalidade é registrar o faturamento referente ao ano anterior e a relação de novos funcionários contratados o documento deve ser apresentado obrigatoriamente por toda e qualquer empresa optante pelo MEI. A entrega é feita pela internet de forma gratuita com a declaração é possível que o governo faça a avaliação da regularidade das empresas, incluindo o limite estipulado pela legislação do faturamento para MEI de no máximo 81 mil reais ao ano.

Caso o valor fique abaixo do limite de 20%, o empreendedor precisará emitir orientações de DAS junto com a declaração. Com isso, a empresa continuará pagando com o MEI no ano seguinte, caso ultrapasse o limite, será obrigada a fazer o pagamento do ano anterior, e a empresa será desclassificada do MEI.

Deve ser declarada uma vez por ano, conforme nota fiscal do ano anterior, ou seja, o MEI 2022 deve declarar a nota fiscal 2021, e o prazo para declaração é 31 de maio. O DASN SIMEI é obrigatório para todos que abrirem um CNPJ MEI antes de 31 de dezembro de 2021, independente da carteira de microempreendedores individuais cadastrados a partir de 1º de janeiro de 2022, deve ser no ano seguinte, ou seja, 2023 ano para informar.

Como declarar o DASN SIMEI?

A declaração é feita digitalmente pelo site.
As principais informações que devem ser apresentadas são:
O registro de novos funcionários no período, se houver;
A receita bruta recebida no ano anterior;
A receita de produtos e/ou serviços ofertados no ano anterior.

Para conferir e apresentar estas informações basta consultar as NF's emitidas no período, o controle financeiro mensal ou o extrato bancário com os rendimentos da conta PJ nas transações de vendas.

Declaração DASN SIMEI pelo site

Confira a passo a passo para realizar o cadastro pelo site:
Acesse o site da receita;
Informe o número do seu CNPJ;
Informe o ano de referência e clique em "Continuar";
Preencha os dados do ano-calendário;
Selecione "sim" ou "não" para o questionamento de "possui empregado durante o período abrangido pela declaração?";
Prontinho, basta prosseguir e finalizar a operação.
Fique atento ao prazo, as declarações enviadas em atraso geram multa.

Se você acabar esquecendo de declarar, por favor, ajuste a sua situação o quanto antes, o processo de declaração é semelhante ao que orientamos no tópico acima. A diferença é a multa, uma multa mínima de R$ 50,00 deve ser paga ao governo via documentos do DARF, e haverá um desconto de 50% sobre o valor da multa se você pagar a multa em até 31 dias do recebimento da declaração aduaneira. Dito isto, pague o mais rápido possível para economizar nesta questão em aberto.

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.
Se gostou do conteudo compartilhe