Últimas notícias

O que é FGC: ele protege seu dinheiro?


FGC o que é?

O FGC é destinado a proteger os investidores e aqueles com depósitos no sistema financeiro do país. O FGC atua como uma rede de segurança para os investidores. Se a instituição na qual você investe ou deposita seus depósitos falirem, ou não liquide, o FGC cumpre seus compromissos, com garantia de restituição de todo o seu investimento até o limite de R$ 250.000, incluindo renda e atenção, valor válido para cada CPF por grupo financeiro.

Nem todos os produtos são protegidos pelo FGC Veja os principais produtos garantidos por fundos Não são cobertos títulos de previdência privada, ações ou fundos de investimento.

Conta-corrente
Conta salário
Caderneta de poupança
CDB
RDB
LC
LCA
LCI


Outro fato bem importante sobre o FGC é que quando uma instituição falir, o banco central nomeia um liquidante. Esta pessoa é responsável por listar todos os investidores e todas as dívidas. Uma vez mescladas, essas informações serão enviadas ao FGC. Não há prazo para isso: pode levar dias ou meses.

O FGC escolhe o banco que paga os clientes afetados - geralmente grandes instituições. Uma notificação é então enviada ao FGC e ao banco liquidante, e os clientes ​​podem ir até ama das agências do banco que vai fazer o pagamento, dessa forma vai poder sacar ou transferir fundos para outro banco de sua escolha. Os valores são líquidos e foram deduzidos do imposto de renda.

É muito simples, não há necessidade dos clientes entrarem com ação judicial, embora o FGC garanta o valor e os juros do depósito, mas o dinheiro não está sujeito a nenhuma correção após a liquidação pela instituição financeira. E um aviso: os ativos do FGC não são infinitos. Embora existam recursos suficientes para lidar facilmente com a falência de um ou mais bancos, pode haver escassez de recursos no caso de uma crise sistêmica, em que várias instituições falhem simultaneamente.

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar os nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe