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Linha de crédito cancelada no Mercado Pago? Entenda por que isso acontece, e como evitar problemas.

Linha de crédito cancelada no Mercado Pago Entenda por que isso acontece, e como evitar problemas.

Uma situação chata com clientes do Mercado Pago: alguns estão recebendo um comunicado de que sua linha de crédito foi cancelada. A mensagem diz basicamente assim:

“Após uma análise de sua conta, cancelamos suas opções de crédito, sem possibilidade de reativação por nenhum de nossos canais de atendimento. Você continua com acesso total a outros serviços da sua conta Mercado Pago.”

Normalidade.

Bom, pessoal, não preciso nem dizer que isso não é nada de anormal. Na verdade, é mais comum do que você imagina.

E por que eu digo isso? Porque a instituição financeira tem o direito de gerenciar suas linhas de crédito como achar melhor. Ela pode reduzir, aumentar ou até cancelar o crédito, algo previsto em todos os contratos financeiros. Como sempre alerto aqui no canal, não há nada de errado em situações de cancelamentos, reduções ou bloqueios. Isso já está previsto no contrato que ninguém lê, mas que você aceitou ao se tornar cliente.

Por que isso acontece?

Situações como essa acontecem, geralmente, por risco de crédito alto ou possibilidade de inadimplência. Muitas vezes, a instituição detecta que você está endividado, próximo de se endividar ou com risco de crédito elevado, pois realizam análises periódicas.

E por que tantas análises internas? Isso acontece em todos os bancos, físicos e digitais. Instituições financeiras que oferecem crédito analisam o perfil dos clientes por vários motivos: para manter ou ajustar limites, oferecer novas linhas de crédito (como cheque especial, empréstimo pessoal, crediário digital ou cartão de crédito) e definir taxas de juros.

Essas análises verificam se você está apto a ter um cartão de crédito, se precisa de limite maior ou menor e se a taxa de juros aplicada deve ser ajustada. Um dos principais pontos é o risco de crédito: se você tem mais crédito do que sua renda suportaria, caso usasse todas as linhas de uma vez, ou se já está endividado com outras instituições. Tudo isso impacta negativamente seu perfil.

Dicas para clientes.

Por isso, sempre recomendo aqui no canal que você não peça muitas linhas de crédito com frequência. Isso só joga contra você. Não traz vantagem e aumenta o risco de endividamento e de pagar taxas altas. Quanto mais você solicita crédito em várias instituições, mais seu perfil fica negativo. A instituição entende que você é um cliente de alto risco e evita liberar crédito, pois seria difícil recuperar o dinheiro caso haja inadimplência.

Cartões de crédito.

Outro ponto importante é sobre cartões de crédito. Muitas pessoas têm 5, 10, 15 ou até 20 cartões. Já vi relatos de clientes com 30 cartões. Isso não é normal. Não dá para culpar apenas o Mercado Pago. Muitas vezes, o comportamento do cliente desencadeia essas situações.

Claro que podem ocorrer erros, bugs ou análises incorretas do perfil, mas na maioria das vezes, o problema está no comportamento do cliente em relação às linhas de crédito. 

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

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