Cartão de Limite Garantido: Inter, C6 Bank e Nubank. Vale Mesmo a Pena ou é Cilada?
Vale a pena você solicitar o cartão de crédito de limite garantido, independente da instituição financeira que você seja cliente? Tudo que falarei aqui vale para qualquer instituição financeira que você seja cliente e que possua essa opção de cartão de crédito. É um tipo de cartão de crédito que divide um pouco de opiniões, justamente porque tem pessoas que gostam e chegam até elogiar a modalidade de cartão, porém existem tantas outras que não gostam dessa modalidade de cartão e criticam bastante a existência da mesma.
Não é para todos os perfis.
Como eu sempre digo em algumas situações que envolvem essa modalidade de cartão de crédito de limite garantido, eu sempre gosto de deixar bem claro que essa modalidade de cartão não é para todos os públicos, não é para todo o perfil. Vai depender muito do perfil que você se encaixa naquele momento e um desses perfis que se encaixa para ter esse cartão de crédito são pessoas negativadas ou pessoas com dificuldade de conseguirem cartão de crédito.
Veja bem, nada impede de você, mesmo negativado, conseguir ser aprovado em um cartão de crédito normal de qualquer instituição financeira. Vai depender da instituição querer aprovar você com o nome sujo. O mais provável é que você não consiga, porém, se você fizer uma busca aqui nos canais do YouTube e em sites que falam a respeito desse assunto, você vai ver que sempre tem algum vídeo ou matéria falando de pessoas que conseguiram ser aprovadas em cartões de crédito normais, mesmo estando com o nome negativado.
Pode ser uma boa alternativa.
Porém, a grande parte das pessoas que sujam o seu nome, não conseguem ser aprovadas em nenhuma linha de crédito e eu acredito que é justamente para esse público que esse tipo de cartão de crédito de limite garantido se encaixa muito bem, uma vez que você basicamente volta a ter crédito e contar com a possibilidade de poder fazer suas compras parceladas, assim como você já fazia antes com cartões de crédito tradicionais.
Outro público que atende bastante nesse tipo de cartão de crédito são pessoas que, por algum motivo, não conseguem ter linhas de crédito ou cartões de crédito, mesmo tendo salário, mesmo tendo o nome limpo. Para quem tem cartão de crédito normal, que o banco ofereceu com limite já pré-definido, do próprio banco, realmente o cartão de crédito de limite garantido não faz muito sentido.
Vale a pena o limite garantido?
Você deixa de utilizar o dinheiro do banco, o limite que o banco te concedeu, para você ter que fazer um determinado investimento para ter um limite e, a partir dali, passar a utilizá-lo. Por outro lado, o cartão de crédito de limite garantido tem uma segurança que o cartão de crédito normal não tem, que é a seguinte: o cartão de crédito normal você fica sujeito às análises e às intempéries do banco que você é cliente.
Isso significa que qualquer alteração, por mínima que seja, no seu perfil ou qualquer mudança de regra do banco, você pode sofrer com reduções, até mesmo com o cancelamento desse cartão. Isso já não ocorre no cartão de crédito de limite garantido, justamente pelo limite que está lá sendo financiado pelo investimento que você fez no banco. O banco não pode virar para você e dizer "vou reduzir o seu limite", como se o limite que está lá está sendo garantido pelo seu investimento.
O mesmo vale para o cancelamento: ele também não pode cancelar. Então, existem pontos positivos e pontos negativos, assim como existem clientes que se encaixam nesse tipo de cartão e clientes que não se encaixam.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.
Se gostou do conteudo compartilhe