Últimas notícias

Se você usa o cartão de crédito PJ assim, pare agora! Veja o risco que está correndo.

Se você usa o cartão de crédito PJ assim, pare agora! Veja o risco que está correndo.

Cartões de crédito pessoa jurídica, ou seja, cartões de crédito que geralmente são oferecidos por contas PJ. Esse tipo de cartão de crédito passou a ficar bastante disponível depois da ascensão das contas digitais e bancos digitais, que passaram a emitir esses cartões de crédito e aberturas de conta com maior facilidade. Mas quais são as vantagens de você ter um cartão de crédito PJ e quais são as desvantagens de você possuir o mesmo?

Vantagens do cartão de crédito PJ.

A principal vantagem desse tipo de cartão de crédito é justamente o banco ou a conta que você é cliente PJ te oferecendo uma linha de crédito para você ter como capital de giro do seu pequeno negócio. Vale destacar que, da mesma forma que o cartão de crédito para pessoa física, o cartão de crédito para PJ não basta apenas você ter um CNPJ. Você passa por análise de crédito do mesmo jeito, onde o banco pode te aprovar ou não.

Caso seja aprovado, também fica a cargo dele definir o quanto de limite com base nas informações do seu CNPJ. Esse cartão de crédito vai ter, uma vez o cartão aprovado, você pode utilizar ele como capital de giro para movimentar o seu pequeno negócio, comprando estoque, comprando algum maquinário, algum insumo para o seu pequeno negócio e, assim, você ter mais tempo para pagar o investimento que está fazendo nele.

Riscos e desvantagens do cartão PJ.

A desvantagem de você ter um cartão de crédito como esse é que muitas pessoas desconhecem que esse tipo de cartão de crédito pode ser perigoso dependendo da forma que você utilizar ele. Muitas pessoas têm a conta PJ e a conta pessoa física, são aprovadas no cartão de crédito PJ e passam a utilizar o cartão PJ fazendo compras na pessoa física. Isso pode te complicar lá na frente com alguma fiscalização da Receita Federal.

Como usar corretamente o cartão PJ.

Então, a minha recomendação aqui sempre é: se você tem um cartão de crédito PJ, faça compras de coisas que vão ser utilizadas pela sua empresa. Se você compra algo no cartão de crédito PJ para sua pessoa física, isso pode te complicar lá na frente com alguma fiscalização, que você pode se comprometer com multas e encargos que a Receita Federal pode vir a cobrar de você por essa utilização indevida de crédito da pessoa jurídica na pessoa física. 

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe