Últimas notícias

Mastercard: O Fim dos Cartões de Crédito Está Mais Próximo do Que Você Imagina! Você Está Preparado?

Mastercard: O Fim dos Cartões de Crédito Está Mais Próximo do Que Você Imagina! Você Está Preparado?

Um assunto que eu já mencionei aqui no canal, e eu acredito que muitas pessoas não levaram fé, principalmente em algo que o presidente do Banco Central já havia falado por diversas vezes, assim como eu também não levei fé, simplesmente por acreditar que as bandeiras dos cartões de crédito, como Elo, MasterCard e Visa, iriam se contrapor a essa mudança.

Declarações do BC.

Do que eu estou falando? Eu estou falando de recentes declarações que o Banco Central, por meio do seu presidente Roberto Campos Neto, já deu a muitos portais de notícias, falando que o cartão de crédito físico em si estaria com os dias contados e, assim como eu, muitas pessoas não levaram muita fé nessas declarações dadas pelo Banco Central. Mas o que parece não é bem assim: a própria Mastercard já está caminhando nesse sentido de colocar fim nos cartões de crédito, ou principalmente os cartões de crédito que utilizam a bandeira, e ela pretende fazer essas alterações até 2030.

Nova Tecnologia.

Segundo a própria Mastercard, está desenvolvendo uma tecnologia que pode tornar os cartões de crédito ou débito obsoletos. Segundo a bandeira, ela está desenvolvendo uma tecnologia de tokens exclusivos, o que significa que cada transação que você fizer por meio dessa nova tecnologia que a bandeira está desenvolvendo vai ser única e exclusiva, pois todas às vezes que você fizer uma transação de receber ou enviar dinheiro, vai ser gerado tokens únicos e exclusivos somente para aquela transação específica que você está fazendo.

Segurança.

Segundo o portal de notícias elEconomista, tal inovação por parte da bandeira Mastercard traz mais segurança para os meios de pagamentos, pois não vai compartilhar dados sensíveis e pessoais dos seus clientes entre essas transações. Segundo a bandeira, a Mastercard aposta em biometria no lugar de cartões e códigos PIN. A bandeira ainda destaca que, quando tal tecnologia já estiver disponível, o cliente contará com opções de confirmação de recebimento ou de pagamento das suas transações financeiras por meio de biometria digital com a palma da mão, ou até mesmo reconhecimento facial.

Em Desenvolvimento.

E se você pensa que a bandeira Mastercard está parada, deixando o tempo passar, meu amigo, ela está levando a sério essa história de fim dos cartões de crédito e já firmou parceria com alguns bancos e com algumas fintechs da área da tecnologia para desenvolvimento, implementação e suporte da nova forma de pagamento que ela pretende impulsionar de agora em diante.

O Futuro dos Cartões.

Ou seja, aquele cenário que Roberto Campos Neto e que o Banco Central tanto já deram de declaração a alguns portais de notícia aqui no Brasil de que os cartões de crédito estariam com os dias contados não está muito longe de se tornar realidade. Até mesmo a Mastercard, um dos gigantes dos cartões de crédito que temos no mundo, está se movimentando nesse sentido de fazer um meio de pagamento onde você não vai mais precisar de cartão de crédito físico, não vai precisar mais estar digitando senha ou numeração de cartão de crédito.

Tendências do Mercado.

E, ela implementando isso, vale para todo o mundo, não só para o Brasil. O que podemos ver daí em diante é outras bandeiras, como a Visa e também a bandeira Elo, que é muito forte aqui no Brasil, seguir esse mesmo caminho de querer fazer um meio de pagamento semelhante ao da Mastercard e abolir também os cartões de crédito. Aí, ficaremos mesmo só com meios de pagamentos digitais e também com os meios de pagamentos digitais desenvolvidos pelo Banco Central, como está prestes a chegar ao mercado o Drex, que é o nosso real digital e o nosso já tão conhecido Pix. 

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe