Últimas notícias

Open Finance: Como funciona?


Desde 2021, o Banco Central (BC) vem implementando de forma gradual no Brasil um novo ambiente inovador que tem revolucionado o sistema financeiro, seus produtos e serviços ao redor do mundo.

Esse ambiente cria um sistema aberto em que instituições financeiras dos mais diversos tipos compartilham informações entre si para oferecer melhores soluções aos seus clientes. 


Esse é o Open Finance. Um nível acima do bastante conhecido Open Banking, ele dá a liberdade de clientes de um banco, fintech, corretora de investimento, seguradora, companhia de câmbio, fundo de previdência ou de qualquer outra instituição do mercado financeiro levarem seu histórico financeiro para onde é no momento que desejarem.

O compartilhamento desses dados não somente facilita o início da relação de um usuário com uma nova instituição financeira: o acesso dos consumidores a diferentes soluções customizadas para suas necessidades e demandas — sejam elas pontuais ou não, com melhores condições de prazo, valor e pagamento, fica muito mais simples.

Na prática, o Open Finance torna o sistema financeiro muito mais transparente e permite que ele ofereça vantagens que impactam diretamente pessoas e empresas.

No Open Finance, tudo começa com o consentimento do usuário. Ele deve concordar com o compartilhamento de seu histórico para que outras instituições financeiras tenham acesso a esses dados. Quem decide quais informações serão compartilhadas é a própria pessoa ou empresa, tudo por meio do canal digital da instituição da qual é cliente.

O histórico do cliente só poderá ser compartilhado após o cumprimento de três etapas:

Autorização de compartilhamento; verificação de identidade;confirmação.

A partir daí, as mais diversas instituições financeiras das quais o cliente autorizou — bancos, fintechs, plataformas de investimento, empresas de pagamento, cooperativas de crédito, corretoras de seguros, fintechs, corretoras de valores, fundos de previdência e de pensão passam a compartilhar informações entre si dentro do sistema do Open Finance.

O compartilhamento dos dados permite que as instituições financeiras ofereçam serviços e produtos conforme o perfil do cliente. Para os usuários, o Open Finance é como uma grande vitrine de soluções financeiras com diferentes preços e condições.

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar os nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe