Últimas notícias

Entenda a diferença entre conta corrente e poupança.


A conta poupança é ideal para rendimento. Como o próprio nome diz, foi feita para o cliente poupar dinheiro, não para movimentá-lo. Quando essa grana é aplicada na caderneta de poupança, o saldo disponível ganha rentabilidade a depender das taxas de juros determinadas pelo Banco Central, ou seja, o dinheiro guardado aumenta cada vez mais.

Como é uma conta para poupar, não é possível receber o salário por ela. Na maioria das instituições bancárias, para utilizá-la, o cliente não paga nenhuma taxa e tem direito a uma movimentação básica e gratuita de alguns saques, transferências e extratos por mês, além de poder utilizar livremente o cartão da conta na função débito. Trata-se de uma modalidade para quem quer guardar dinheiro a longo prazo, como uma reserva de emergência, por exemplo.

Em contrapartida, a conta corrente é a mais usada no cotidiano, segundo o BC. Isso porque trata-se de uma modalidade em movimento que substitui o dinheiro em papel. Além disso, nesse tipo de conta é possível receber salário e fazer pagamentos e depósitos.

Essa é a conta mais completa e que dá acesso a uma imensa lista de produtos bancários — como empréstimos, cartão de crédito, financiamentos, investimentos — e todas as opções de movimentação financeira, como pagamento via PIX, de boletos, impostos, TEDs e DOCs e descontos em lojas parceiras por meio do shopping virtual disponível em alguns aplicativos de banco.

As normas brasileiras que regem os serviços bancários possuem termos bem claros para o abandono de conta corrente. Quando o cliente não movimenta a conta durante um período de 90 dias é necessário entrar em contato com o cliente para informar que continuarão sendo cobradas as taxas de manutenção do pacote de serviços contratados.

Os encargos relativos à manutenção da conta são descontados automaticamente do saldo. Se ao deixar de movimentar a conta você retirar todo o dinheiro depositado, o saldo ficará negativo, com possibilidade de cobrança de juros. Muitos consumidores acabam se endividando nesse tipo de situação sem saber. Por isso, o ideal é sempre solicitar o cancelamento no momento que você desistir de usar uma conta corrente.

Após 6 meses sem movimentação da conta corrente, os bancos não podem mais cobrar encargos e tarifas. Além disso, o banco poderá, caso queira, cancelar a conta do cliente depois de 6 meses sem uso.

O banco pode bloquear uma conta poupança por inatividade, de acordo com o Banco Central do Brasil (BCB) o bloqueio temporário da conta deve acontecer após, decorridos, 180 dias (seis meses) sem uso, esse tipo de bloqueio só acontece se não houver nenhuma transação de débito ou crédito no período.

Caso a conta esteja com o saldo zerado, a instituição poderá promover o encerramento automático da conta e, dessa forma, evitar a cobrança de encargos de manutenção de uma conta bancária que não está sendo utilizada. 

Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como TwitterInstagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira. 
Se gostou do conteudo compartilhe