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Conheça as novas regras sobre os serviços do INSS para pensionistas e aposentados.



Se você precisa de atendimento para algum dos serviços do INSS, saiba que a maioria está sendo solicitado o agendamento prévio.

Isso porque já entraram em vigor as novas regras para o atendimento do Serviço Nacional de Previdência Social para aposentados e pensionistas que vão até às instituições.

Confira agora o que passa á valer:

Cronograma de Atendimento do INSS

Reintrodução de regimes assistenciais anteriores em instituições do INSS em quase todos os casos

Desde o começo do mês de março, que as agências do INSS faziam seus atendimentos sem a necessidade do agendamento prévio.

Em relação aos casos mais complexos ou que não possam ser resolvidos remotamente que é através do site ou app podem ser agendados por meio de telefone, já aos casos especiais somente na agência de modalidade “atendimento específico”, informou o INSS.

Se você precisa fazer o agendamento é só entrar no site Meu INSS pela interne ou ligar para o número 135 do seu celular. Chegando lá na data e horário definidos pelo portal Meu INSS basta você pegar uma senha e aguarda a sua vez.

Quais são os serviços específicos que precisam de autorização?

Quando um pedido não puder ser atendido por canais remotos ou não houver informação no site, ou aplicativo sobre a necessidade do beneficiário.
No caso da central 135 não tiver como resolver a solicitação de um serviço e solicita que os interessados ​​se dirigirem a uma agência.
Quando for solicitado pela empresa.
Quando solicitado a contestação de Nexos Técnicos Previdenciários (NTEP)

No caso do interessado ser notificado sobre a necessidade de fazer o cadastro no CadÚnico que é um dos requisitos para ingressar em qualquer um dos programas social do governo.

Sobre á questão da identificação nas agências do INSS ficou acertado que para poder fazer uma redução no número de acompanhantes nos postos, uma das novas regras é que documentos de pacientes ou pessoas com 60 anos, ou mais podem ser aceitos, mesmo que a diferença seja pequena.

O regulamento explica que a validade do RG não pode ser negada mesmo que apresente algumas alterações em relação às características físicas do titular, que possam resultar em suspeita de identificação ou alguma alteração significativa na assinatura.

Apenas os segurados com deficiência auditiva garantem o direito de entrar com um acompanhante na agência. Em outros casos, o servidor responsável pelo serviço decidirá se existe á necessidade de mais alguém no local.

Horário de funcionamento da instituição

As novas regras estabelecem que os atendimentos do INSS devem ser de pelo menos 12 horas entre 6h e 22h. Lembrando que o expediente só começa a partir das 8 horas. Com o horário de atendimento ao público que deve ser de 6 horas ininterruptas, com horário da tarde dedicado a exames médicos agendados.

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